Notícias
Paraíba sedia 3ª Semana Nacional de Arquivos até sexta-feira
Desenhando Arquivos para a Transparência Pública e o Exercício da Cidadania. Com esse tema, teve início, na manhã desta segunda-feira (3), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, a 3ª Semana Nacional de Arquivos, uma promoção do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa, com o apoio de várias entidades paraibanas. O evento, que se estende até a próxima sexta-feira (7), ocorrerá em diversos horários e localidades.
O ponto central do evento será a divulgação da Lei Estadual nº 11.263/2018, que criou o Arquivo Público do Estado da Paraíba, atualmente em processo de implantação. Na solenidade de abertura, estavam representadas a Fundação Casa de José Américo (FCJA), as secretarias de Estado do Governo da Paraíba, da Cultura, da Educação e da Administração e as universidades Federal e Estadual da Paraíba. Ao final, houve uma apresentação musical com alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima).
A primeira fala da mesa de abertura veio da professora Irene Fernandes, diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da Fundação Casa de José Américo. Segundo ela, a cada edição, aumenta o número de instituições participantes, o que promove a aproximação entre essas instituições e a sociedade, além de divulgar os trabalhos que cada uma delas desenvolve na área de arquivologia. “Temos a noção da dimensão desse evento ao ver a academia e o poder público unidos para preservar a nossa memória”, ressaltou.
Para o escritor e jornalista Fernando Moura, que, na ocasião, representou a Secretaria de Governo do Estado, a novidade desta edição é o fato de o governo estadual haver assumido essa pauta, ao estabelecer a Casa Civil como ponto de centralização dessas atividades, o que fortalecerá o trabalho de preservação da memória paraibana. “Com esse olhar técnico e científico, teremos a organização necessária para que o sistema de arquivos da Paraíba seja implantado, na prática”, disse.
A 3ª Semana Nacional de Arquivos é um evento que celebra o Dia Internacional dos Arquivos (próximo dia 9). Várias instituições realizarão atividades para discutir a temática. Além das já citadas, temos a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); o Grupo de Estudos Arquivísticos (Gearq); o Ministério Público da Paraíba (MPPB); a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP); o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB); o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB); e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
A programação completa do evento está disponível aqui.