Paraíba realiza formação do projeto Se Sabe De Repente para professores e gestores

publicado: 07/03/2018 00h00, última modificação: 05/06/2019 14h51
see-Paraiba-realiza-formacao-do-Se-Sabe-De-Repente-foto-daniel-medeiros-3.jpg
see-Paraiba-realiza-formacao-do-Se-Sabe-De-Repente-foto-daniel-medeiros-4.jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência Executiva de Desenvolvimento Estudantil, realizou nessa terça-feira (6) uma formação para os articuladores, professores e gestores da 1ª e 14ª Gerências Regionais de Educação (GRE), do projeto de apoio à expressão juvenil “Se Sabe De Repente”.

No próximo dia 12 (segunda-feira), acontecerá uma formação simultânea com todos os coordenadores das demais GREs, no sentido de orientar a todos quanto ao funcionamento do programa. Estão envolvidos no projeto 14 coordenadores regionais, sendo um em cada GRE, 150 professores articuladores e 8 mil estudantes em toda a Rede Estadual da Paraíba.

“Para 2018 o projeto está bem mais arrojado e funcionará com um aumento de 3 para 4 módulos, onde os temas serão trabalhados por bimestre e com novas parcerias. O projeto tem tudo para continuar sendo o sucesso que é, fazendo a diferença nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, explicou o diretor executivo de Desenvolvimento Estudantil Tulhio Serrano.

Os módulos para 2018 serão os seguintes: módulo 1 – Sustentabilidade e educação para o consumo; módulo 2 – Garantia de direitos e desconstrução da cultura da violência e Educação para o trânsito; módulo 3 – respeito e direito as diferenças: sexualidade e valorização da vida e concepção de juventudes e módulo 4 – Educação para as relações étnico-raciais: Respeito, valorização e diversidade étnico-racial.

Se Sabe De Repente – O Projeto de Apoio à Expressão Juvenil Se Sabe De Repente é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer e demais representações do poder público e sociedade civil, que se unem com o compromisso de desenvolver, no Estado da Paraíba, espaços pedagógicos de discussão de temas importantes para os jovens, de modo a permitir formas próprias de interação, expressão e protagonismo das diferentes juventudes na sociedade.

O projeto funciona nas Escolas da Rede Estadual de Ensino, envolvendo os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (8° e 9°) e Ensino Médio, no contraturno do horário das aulas. Por meio da realização de oficinas temáticas, produção científica, interações culturais, implantação e implementação de Grêmios Estudantis, contribuindo para a construção do Plano Estadual de Assistência Estudantil.

O público-alvo do projeto são os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A participação no Se Sabe De Repente se dá através do estímulo e do envolvimento dos jovens na construção e fortalecimento da identidade coletiva da juventude de cada região e do Estado da Paraíba, o que incentiva e reafirma o protagonismo juvenil e a aquisição de espaço de participação por parte desse segmento social, contribuindo assim para a diminuição da vulnerabilidade às drogas, ao crime e à violência fortalecendo as políticas públicas de juventude.

Dentre os temas trabalhados no projeto destacam-se: a sustentabilidade e a conscientização para o consumo sustentável, a desconstrução da cultura de violência e valorização da vida, e, principalmente, o respeito e direito às diferenças, seja sexual, religiosa e étnico-racial.

registrado em: , ,