Paraíba realiza “Dia D de discussão da Base Nacional Comum Curricular”

publicado: 05/03/2018 00h00, última modificação: 05/06/2019 17h06
see-paraíba-realiza-dia-D-do-comum-curricular_fotos-diego-nobrega-2.jpg
see-paraíba-realiza-dia-D-do-comum-curricular_fotos-diego-nobrega-7.jpg
see-paraíba-realiza-dia-D-do-comum-curricular_fotos-diego-nobrega-9.jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizou, nesta segunda-feira (5), em todas as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado, uma mobilização de discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, conhecida como “Dia D de Discussão da BNCC”.

As ações acontecerão em todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) também promoverão discussões em diversas localidades explicando a estrutura e as competências do texto.

Em João Pessoa, a ação aconteceu no Centro de Formação de Educadores, em Mangabeira, e em Campina Grande, também no Centro de Formação de Educadores, da cidade. Participaram do evento gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos da SEE. Foram realizadas apresentações informativas e dinâmicas, visando o engajamento dos profissionais da educação no processo de concretização do currículo comum.

“A Paraíba se alinha à proposta do MEC com esse dia de mobilização nas escolas e nas 14 GREs, com o objetivo de realizar ações de implementação da BNCC. Queremos fazer com que os educadores conheçam a BNCC e se aprofundem, como forma de preparação da elaboração da proposta curricular da Paraíba. Conhecer e compreender a BNCC é fundamental para que possamos, a partir disso, elaborar uma proposta curricular alinhada”, destacou a secretária de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, afirmando ainda que a Paraíba já possui uma comissão de currículo que está atuando e nesse dia D essa equipe será responsável pela produção dessa proposta curricular.

A BNCC é um documento produzido por educadores no Brasil que visa garantir equidade, garantia de direitos da educação e habilidades e competências que devem ser adotadas por todas as redes, sejam estaduais, municipais e privadas. “O dia D é o ponto de partida para a mobilização, para que essas redes conheçam a BNCC, debatam em sala de aula, levem para suas escolas e participem efetivamente. A BNCC é feita por educadores, então os educadores devem compreender essa base, estimular o debate para que eles possam construir novos documentos norteadores”, explicou Herbert Gomes, articulador de gestão da BNCC na Paraíba.

A BNCC já está em sua versão final e foi elaborada com a contribuição de vários professores de todo o Brasil. “A BNCC é o documento que servirá como parâmetro norteador da educação na Paraíba. Ele garantirá que todos os alunos do Estado estejam vendo os mesmos conteúdos e tenham assegurados os direitos à educação, independente de o aluno estar na rede privada ou na rede pública. Com o ‘Dia D’ iniciamos as discussões para construir um documento comum. A partir de agora as escolas devem debater, conhecer e contribuir com o documento. Os professores e gestores que participaram do dia D hoje, em todo o Estado, serão agentes multiplicadores, onde levarão tudo o que viram aqui e fomentarão o debate nas suas escolas”, esclareceu Herbert Gomes, lembrando que o debate será contínuo e acontecerá até o mês de novembro.

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017. O documento apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica e servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais.

O documento que já está em vigor trata apenas das diretrizes para os currículos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A base para o Ensino Médio deverá ser enviada pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação até o fim de março.

registrado em: , ,