Notícias

Paraíba Pet atualiza e recebe novos cadastros de tutores e protetores para serviço de castração de animais

publicado: 17/12/2024 15h55, última modificação: 17/12/2024 15h56
castramovel (1).jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando, a partir desta terça-feira (17), novos cadastros para tutores e protetores independentes que queiram ter acesso ao serviço de castração disponibilizado por meio do programa Paraíba Pet, executado pela Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal. O registro deve ser feito no RegPet, ferramenta online por onde ocorre a regulação dos procedimentos. Além dos novos cadastros,também estão sendo atualizadas as informações dos cadastros já inseridos na plataforma.

De acordo com a chefe do Núcleo de Proteção ao Animal Doméstico, Ludmila Santos, a abertura dos novos cadastros, assim como a renovação das informações dos tutores já inseridos no RegPet, são importantes para o planejamento das ações voltadas à causa animal que serão realizadas em 2025. 

“A partir desses dados conseguiremos montar, baseada no número de animais que temos regulados, uma agenda para que o castramóvel e toda a logística de castração possam atender as nossas regiões de saúde. Através dos novos cadastrados, saberemos o quantitativo de pessoas que têm interesse em fazer a castração; e os que já têm o cadastro, precisam atualizar as informações para termos uma noção se houve aumento ou diminuição no número de animais que poderão passar pelo procedimento no próximo ano. Então, nós precisamos ter esse levantamento, esse censo, para planejarmos nossas ações em prol do controle populacional de animais em todo o estado”, explicou.

Os novos cadastros devem ser criados por meio do preenchimento do formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOy8q6Avyfdwy0-HnfURCigJ9U4KVjKcMAZoBRfjzmESPSKQ/viewform. A atualização das informações dos tutores já inseridos no RegPet será feita por meio de confirmação no e-mail já cadastrado. 

“Quem tem interesse na castração e ainda não tem um cadastro é só preencher essa ficha digital e enviar os dados, automaticamente, já será inserido no nosso sistema de regulação. E aqueles que queiram atualizar o seu cadastro, precisam ficar atentos ao e-mail pessoal já cadastrado no ano passado para fazer a renovação”, frisou Ludmila Santos. 

Paraíba Pet - o programa tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (ofertada pelo SUS) e no tratamento de doenças. A iniciativa também firma parcerias com os municípios para custear castrações de cães e gatos em espaços cedidos pelas prefeituras ou em clínicas conveniadas com o poder executivo municipal.