Notícias
Paraíba leva experiências sobre políticas de cuidado à XVI Conferência da Cepal no México
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), participa até sexta-feira (15) da XVI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, promovida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), na Cidade do México, onde apresenta as experiências e políticas públicas implementadas no Estado que têm como eixo estruturante o cuidado. Considerado o principal espaço intergovernamental das Nações Unidas voltado para os direitos das mulheres e a igualdade de gênero na região, o evento reúne autoridades governamentais, especialistas, organismos internacionais e lideranças feministas de diversos países.
Representando a Paraíba e o Consórcio Nordeste, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, integra a delegação oficial brasileira do Ministério das Mulheres e participa do painel oficial organizado pelo governo do México e a Global Her “O Cuidado como Transformação”, que abordará avanços, obstáculos e oportunidades das políticas de cuidado na América Latina e no Caribe.
Durante sua participação, Lídia Moura destacará iniciativas como o Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, que oferece atendimento humanizado e especializado; o Programa Empreender Mulher, com linha de crédito diferenciada para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social; a rede de Centros de Referência da Mulher e casas de acolhida; ações de segurança alimentar com foco nas mulheres e suas famílias; e projetos de ressocialização e geração de renda para mulheres privadas de liberdade.
Para a secretária, a presença do Governo da Paraíba na conferência representa uma oportunidade de fortalecer a cooperação internacional, trocar experiências e reafirmar o compromisso com uma agenda de justiça social e equidade. “Estamos avançando na construção de políticas públicas que colocam a vida das mulheres no centro. Estar na Cepal é levar nossa voz, aprender com outras experiências da região e seguir tecendo redes para uma sociedade do cuidado, com dignidade, reparação e transformação”, afirmou.
A XVI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe acontece entre os dias 11 e 15 de agosto, com o tema central “Avançando para a construção da sociedade do cuidado na América Latina e no Caribe”. O evento é organizado pela Cepal, em articulação com a ONU Mulheres.
Cidades Cuidadoras e Transformadoras - Nesse domingo (10), a secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, participou do Foro de Gobiernos Locales, com o tema "Ciudades Cuidadoras y Transformadoras", realizado na Cidade do México, que antecedeu a XVI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e o Caribe. O Governo da Paraíba contribuiu com recomendações que foram integradas à carta final do foro, enviada à Cepal, com propostas para fortalecer as políticas de cuidado nos territórios.
Durante a abertura, a Cepal, representada por José Manuel Salazar-Xirinachs, secretário executivo, destacou a importância das contribuições do Fórum de Governos Locais e outras atividades preparatórias, como o Foro Acadêmico, o Foro Feminista e o Foro Parlamentário, que serão fundamentais para as discussões da XVI Conferência. O foco central foi o avanço das transformações necessárias, como a construção de uma Sociedade do Cuidado.
Clara Brugada Molina, chefa de Governo da Cidade do México, fez um apelo para a união dos esforços na implementação de políticas de cuidado e afirmou que é urgente o trabalho conjunto para transformar a realidade nos territórios.
O Brasil teve destaque na plenária de “Diálogo Multinivel: alianzas para avanzar hacia sociedades del cuidado,” com a participação de Lais Abramo, secretária nacional de Cuidados e Família do Ministério de Desenvolvimento Social e Família do Brasil. No painel, foram discutidas alianças estratégicas para fortalecer a cooperação técnica e política, com a presença de representantes de governos subnacionais/locales, agências internacionais, redes de cidades e organizações da sociedade civil.
O evento ocorreu no Anfiteatro Simón Bolívar, sob o mural "La Creación", de Diego Rivera, onde as mulheres pintadas representam filosofia, música, poesia e as virtudes que sustentam a vida. Foi também nesse espaço que aconteceu o primeiro Fórum de Ciudades Cuidadoras y Transformadoras, destacando a força das mulheres no sistema de cuidados e reafirmando o direito a uma sociedade justa e livre para todos.