Notícias

Paraíba indica candidatos ao Conselho Nacional de Política Cultural

publicado: 19/11/2019 16h29, última modificação: 19/11/2019 16h31

A Paraíba indicou quatro candidatos ao Conselho Nacional de Política Cultura (CNPC). Eles concorrem às vagas de titulares e suplentes da região Nordeste. Joana Alves, Luciano Marinho, Rayan Lins e Severino Antonio (Bibiu) tiveram as indicações homologadas pelo Conselho Estadual de Política Cultural e chanceladas pelo secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti. Qualquer cidadão brasileiro maior de 18 anos poderá participar da eleição, que acontece até o próximo dia 25 e vai definir a composição do CNPC para o triênio 2019-2022.
 
De acordo com a cartilha Vota Cultura, divulgada pelo Ministério da Cidadania, o CPNC tem o objetivo de "propor a formulação de políticas culturais, de forma articulada entre as diferentes esferas de governo e a sociedade civil". Ao todo, 18 titulares serão eleitos representando a sociedade civil, sendo 10 por meio da indicação dos conselhos estaduais, sete eleitos a partir das organizações culturais e uma indicação de notório saber.
 
Para o gerente de Articulação da Secretaria de Estado da Cultural, Pedro Santos, o novo formato do órgão colegiado exigirá do Governo Federal uma maior disposição ao diálogo. "Esperamos que a sinalização do governo em ampliar as representações regionais no colegiado do CNPC implique também na descentralização da política de fomento e numa maior pactuação entre os Estados e a União", destacou.
 
Inscrição de eleitores - Para votar, as pessoas interessadas deverão realizar um cadastro no site Vota Cultura (http://votacultura.cidadania.gov.br). O cadastramento ocorre em duas etapas: na primeira são informados os dados do eleitor e, em seguida, ocorre a criação de uma senha de acesso à plataforma de votação. Para votar nos candidatos da Paraíba, o eleitor deve residir na região Nordeste.
 
Joana Alves - Licenciada em Educação Artística (UFPB) e especialista em Artes Plásticas, é também artesã, produtora e articuladora cultural. Fundadora e presidente por dois mandatos da Associação Cultural Balaio Nordeste, atuou em várias frentes de valorização e promoção da cultura popular, a exemplo da criação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste; da Escola de Música Mestre Dominguinhos; do Fórum de Forró Raiz; e dos Encontros de Foles e Sanfonas da Paraíba.
 
Luciano Marinho - Atua na área da pesquisa histórica e gastronômica, que lhe levaram a inaugurar o “Sivuca Cultural Café”, espaço público de encontros e experiências culturais, em Itabaiana. Foi delegado da II Conferência Estadual de Cultura na Paraíba e eleito delegado para a Conferência Nacional, realizada no inicio de 2010. Fundou a Associação Cultural Memória Viva e presidiu o Conselho de Patrimônio Cultural de Itabaiana - Compac.
Rayan Lins - Músico, produtor cultural e empreendedor. Fundou em 2016 a TOROH Música&Cultura, mix de agência, produtora e aceleradora com um casting de 16 artistas paraibanos como Cabruêra, Totonho, banda-fôrra, Rieg, Seu Pereira, entre outros. É baterista na banda Zefirina Bomba. Idealizador e coordenador do Festival Mundo de artes integradas desde 2005. Fundador e sócio-proprietário do Centro Cultural Espaço Mundo desde 2009.
 
Severino da Silva (Bibiu) - Atuou como secretário de Cultura e vereador de Alagoa Grande, com foco nos encaminhamentos e defesa das propostas culturais do município. Idealizou a criação do Memorial de Jackson do Pandeiro e atua na produção de eventos na área da cultura popular, além da promoção e divulgação de artistas regionais, a exemplo de Edite do Coco, Caiana dos Crioulos e das violeiras Soledade e Minervina.