Paraíba apresenta diagnóstico das comunidades ciganas de Sousa no lançamento da Caravana Brasil Cigano

publicado: 26/05/2023 10h40, última modificação: 26/05/2023 10h40

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GEDH), apresentou, nessa quinta-feira (25), na programação de lançamento da “Caravana Brasil Cigano”, na cidade de Sousa, o Diagnóstico Socioeconômico e Territorial das Comunidades Ciganas de Sousa.

A Caravana, lançada na terça-feira (25) - Dia Nacional do Povo Cigano, integra o processo da elaboração do Programa Brasil Cigano, criado pela Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, do Ministério da Igualdade Racial em parceria com outros órgãos ministeriais, estaduais e municipais.

A cidade de Sousa, no Sertão paraibano, abriga a maior comunidade cigana da América Latina. O demonstrativo do diagnóstico apresentado, a convite do Ministério da Igualdade Racial (MIR), é resultado do levantamento de dados socioeconômicos realizados pela GEDH que coordena a ação do Plano de Desenvolvimento para Comunidade Cigana de Sousa, pactuado com a Prefeitura Municipal de Sousa, a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e o Ministério Público Federal (MPF).

O Plano de Desenvolvimento da Comunidade Cigana em Sousa encontra-se estruturado, fundamentalmente, em quatro eixos de atuação, compreendendo os seguintes temas: 1º - Diagnóstico Socioeconômico e Territorial da população Cigana em Sousa e ações de inclusão social; 2º - Inclusão Produtiva: Trabalho, Emprego, Renda e Segurança Alimentar; 3º - Integração e consolidação da rede de proteção social e 4º - Território e Moradia.

Segundo o sociólogo da Gerência de Direitos Humanos da Sedh, Eduardo Brunello, “como produto inicial do primeiro eixo do Plano, o diagnóstico sistematiza o trabalho de reconhecimento e análise da realidade socioeconômica, identificando as vulnerabilidades, demandas e potencialidades dessa população, em vista de subsidiar a proposição de estratégias de ação para desenvolvimento da comunidade”, explicou o técnico.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destaca a relevância do diagnóstico que é também um instrumento de gestão. “Temos em mãos um material riquíssimo capaz de auxiliar na promoção e articulação de políticas públicas para a garantia de direitos da população cigana. Políticas públicas que desenvolvam a autonomia, o protagonismo e a sustentabilidade socioeconômica desse povo, no município de Sousa. Sem deixar de lado, é claro, as particularidades de suas características culturais e as dinâmicas territoriais”, enfatizou.

O secretário da Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, do Ministério da Igualdade Racial, Ronaldo dos Santos, esteve no lançamento da Caravana Brasil Cigano, em Sousa, e falou da importância das parcerias nos territórios.

“Aqui em Sousa, esse lugar tão importante, foi fundamental termos sido acompanhados por diversas autoridades, incluindo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, que tem um papel fundamental. Nós falamos de desenvolvimento, de direitos humanos, de dignidade humana, e a secretaria, como um ente que pode apoiar muito diretamente e indiretamente articulando outros órgãos de Estado levando essa pauta tão relevante para dentro do Governo do Estado da Paraíba, para nós é uma parceira fundamental. Estaremos juntos, pois isso é apenas o início”, enfatizou o secretário nacional.

No sábado (27), o Núcleo Sociocultural e Esportivo da SEDH, que também está na cidade de Sousa, vai realizar um torneio de futebol com a população cigana, no campo dos ranchos.

A Caravana Brasil Cigano segue percorrendo as cinco regiões do país dialogando com as comunidades ciganas, na sua diversidade étnica e regional, para adquirir subsídios para construir uma política nacional para os povos ciganos.

Reconhecimento

A história de reconhecimento da cidadania dos povos ciganos no Brasil é iniciada a partir do Decreto Nº. 10.841, de 25 de maio de 2006, que institui o Dia Nacional do Cigano. O município de Sousa foi escolhido para dar início a Caravana por abrigar atualmente a maior comunidade cigana da América Latina. O ciganos da etnia Calon, residentes naquela cidade, marcam a história de resistência, resiliência e luta coletiva pela vida. Hoje cerca de sete mil ciganos residem em 27 municípios do estado.