Notícias

Paraíba apresenta ações para proteger Mata Atlântica durante encontro nacional

publicado: 26/06/2023 18h57, última modificação: 26/06/2023 18h57

O Governo da Paraíba vai apresentar um planejamento com ações para proteger a Mata Atlântica durante o Encontro Nacional de Secretarias do Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica. Representando o Estado, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, vai expor as principais ações, entre as quais a criação do Plano de Ação Estadual voltado para a recuperação florestal, prevenção e combate ao desmatamento ilegal para o Bioma.

O evento organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica – uma ONG ambiental brasileira - acontece nesta terça-feira (27), em Itu, São Paulo, e tem como objetivo tratar das ameaças à integridade da Lei da Mata Atlântica. Participam do encontro representantes dos 17 estados que possuem o bioma em seu território.

Além da criação do Plano de Ação Estadual, a gestora também vai apresentar ações referentes à implantação do sistema informatizado de monitoramento; capacitações técnicas para os agentes públicos de licenciamento e fiscalização; e formalização de parceria interinstitucional com a Polícia Federal; desenvolver normativas Infralegal.

Também será proposto promover a regulamentação da concessão de florestas públicas; viabilizar o mercado de títulos verdes; promover de forma interinstitucional editais ou convênios voltados para o desenvolvimento de pesquisas científicas; estabelecer a política estadual e manejo integrado do fogo - para fins de regulamentação do uso do fogo como prática para prevenção e combate a incêndio em áreas naturais ; promover a formação da cadeia de coletores de sementes nativas/crioula e viveiricultores e o fortalecimento das Unidades de Conservação.

A secretária Rafaela Camaraense defende a união de forças em torno da preservação desse Bioma, que sofre com a devastação. Ela afirmou que eventos como este são fundamentais para troca de experiências e também para unificar ações em torno da preservação deste ecossistema.

“De acordo com os dados divulgados pela ONG SOS Mata Atlântica, os números do desmatamento em nosso Estado apresentam uma queda significativa, mas não podemos baixar a guarda. A Mata Atlântica é um dos mais importantes biomas do nosso País e possui uma grande diversidade de espécies vegetais e animais e por entender a necessidade de sua proteção e sua importância estamos estudando soluções para que o nosso estado esteja fora da lista do desmatamento”, afirmou.

Evento - Com objetivo de preservar e validar o compromisso da preservação e restauração do Bioma Mata Atlântica, os 17 estados que compõe o bioma estarão reunidos.

Durante a programação os representantes das instituições ambientais assistirão a apresentação do cenário atual da Mata Atlântica, pelo diretor executivo da SOS Mata Atlântica, Luis Fernando Guedes Pinto. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, João Paulo Capobianco, apresentará os compromissos e metas do Governo Federal para o bioma.

Ainda durante o evento, os representantes de cada estado apresentarão os compromissos e metas para o bioma. O evento será encerrado com uma visita ao Centro de Experimentos Florestais.