Notícias

Paraíba amplia ‘Alô Saúde’ para tirar dúvidas sobre as arboviroses

publicado: 10/06/2022 16h41, última modificação: 10/06/2022 16h41

Na próxima segunda-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), amplia o ‘Alô Saúde’. O serviço de atendimento telefônico, criado em abril deste ano, passa a tirar dúvidas sobre as arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e continua recebendo demandas sobre as síndromes gripais.

O número para contato também teve alteração: 0800 083 0010. O interessado deve ligar para ser atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas e darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser procurado, se for o caso. O serviço poderá ser acessado de qualquer localidade.

"Temos visto esse cenário bem preocupante das arboviroses na Paraíba quando percebemos que só nos primeiros meses de 2022 tivemos um número mais de três vezes maior do que o total de casos em 2021. Com o Alô Saúde os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura por atendimento médico presencial será ou não indicada, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos serviços de saúde”, afirmou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

Dados - De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), foram registrados 28.389 casos prováveis de arboviroses desde janeiro até agora, sendo 16.844 de dengue, 10.944 de chikungunya e 601 de zika.

Qualificação - Na próxima segunda-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB) promove uma aula on-line sobre manejo clínico das arborviroses na atenção básica. A atividade, destinada preferencialmente a médicos e enfermeiros que atuam na atenção básica, é um dos encaminhamentos da Sala de Situação ativada no final do mês de maio.