Notícias

PAP firma parcerias com UEPB e Unifacisa para realização do 34°Salão do Artesanato Paraibano

publicado: 23/03/2022 20h10, última modificação: 23/03/2022 20h16
1 | 5
Fotos: André Lúcio
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
DSC_7303.JPG
DSC_7723.JPG
DSC_7478.JPG
DSC_7374.JPG
DSC_7383.JPG

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, esteve, nesta quarta-feira (23), em Campina Grande, ocasião em que discutiu uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para alojamento de artesãos que vão participar do 34° Salão do Artesanato Paraibano e que não moram na Rainha da Borborema.  Outra parceria firmada foi com a Fundação Pedro Américo/Unifacisa, que vai ceder o Museu de Arte Contemporânea (MAC) pela segunda vez para a realização do evento, que terá como tema "Bordados que contam histórias". 

Em sua 34° edição, o Salão do Artesanato Paraibano será realizado de 10 a 30 de junho, em Campina Grande, durante o Maior São João do Mundo, com grande movimentação na Rainha da Borborema. A tipologia homenageada será o bordado, com o tema "Bordados que contam histórias". 

A primeira-dama do Estado agradeceu às instituições parceiras e destacou a importância das parcerias para a realização do Salão do Artesanato. "É com grande satisfação que recebo a confirmação dessas parcerias, com a UEPB, de forma inédita, e com a Unifacisa, pela segunda vez. São iniciativas que premiam o nosso artesão, a nossa artesã", comentou. 

"O mês de junho é muito importante para Campina Grande por conta do grande fluxo de turistas que vêm prestigiar a realização do Maior São João do Mundo, aumentando a divulgação e as vendas desses profissionais que contribuem com a nossa cultura, mas também com a nossa economia", prosseguiu Ana Maria Lins.

A gestora do PAP, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Marielza Rodriguez, também destacou a importância das parcerias firmadas com a UEPB e com a Unifacisa. "É uma grande satisfação contar novamente com a parceria da Unifacisa e, de forma inédita, com a UEPB. Todas as instituições estão entendendo as ações do Governo do Estado para fortalecer o artesanato paraibano, prova dessas novas parcerias que vêm se juntar às que já temos", comentou.

A reitora da UEPB, Célia Regina Diniz, destacou a importância da instituição, em parceria com o Governo, no desenvolvimento do Estado. "É muito importante a UEPB e o Governo do Estado trabalharmos juntos para o desenvolvimento da Paraíba. Essa parceria com o Programa do Artesanato vem também fortalecer a UEPB, principalmente na cultura", afirmou, explicando que a instituição vai aproveitar a parceria com o Salão para divulgar as ações culturais. 

O chanceler da Unifacisa, Dalton Benevides, ao lado da reitora Gisele Gadelha, ressaltou a satisfação pela parceria firmada com o Governo do Estado. "Essa iniciativa nos deixa muito felizes. Nós sabemos da importância do artesanato para a cultura, para a economia nosso Estado. Este é o segundo ano que firmamos essa parceria e seguiremos ajudando o artesanato. Queremos muito que o artesanato seja enaltecido ainda mais e apresentado para o Brasil inteiro", afirmou.

Tradição - O Salão do Artesanato é realizado duas vezes ao ano. Em janeiro, em João Pessoa, e no mês de junho, em Campina Grande. O evento, que reúne cerca de 400 artesãos, já entrou para o calendário de eventos do Estado, proporcionando, além da autêntica cultural nordestina, atrações culturais e o melhor da gastronomia.

Ao chegar em sua 34° edição, o Salão do Artesanato fará homenagem ao bordado, com o tema "Bordados que contam histórias".  

O tema contempla artesãs de vários municípios, como João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Nova e Gurinhém. 

O Salão ocorrerá de 10 a 30 de junho no Museu de Arte Contemporânea (MAC), das 15h às 22h.