Notícias

Pais acompanham filhos durante anestesia no bloco cirúrgico do Hospital de Clínicas

publicado: 10/05/2024 15h19, última modificação: 10/05/2024 15h19
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
IMG_0655.jpeg
IMG_0656.jpeg
IMG_0657.jpeg
IMG_0658.jpeg

Com o objetivo de fortalecer o atendimento humanizado e diminuir a ansiedade das crianças no momento da cirurgia, o Hospital de Clínicas, em Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba, permite o acompanhamento de um dos pais dentro do bloco até a hora da aplicação da anestesia.

Na unidade de saúde, as cirurgias pediátricas são de otorrino, hérnia, postectomia  e pé torto congênito, sendo todas elas realizadas por meio do programa Opera Paraíba. Geralmente, o procedimento se inicia com administração de um anestésico inalatório feito por meio do uso de máscara facial. A anestesia é iniciada na presença de um acompanhante (mãe ou pai), que permanece no local até que a criança durma. Os pais também participam do processo de despertar, ainda na sala de recuperação pós-anestésica.

O anestesista Siddharta Lacerda esclarece que, só após o adormecimento da criança, é dado seguimento à anestesia. “Nós tivemos essa ideia de permitir a presença do pai ou da mãe, e eles só saem quando a criança dorme, baseado no fato de que a presença dos pais faz com que a criança se sinta mais segura,  comprovada por estudos. Além disso, a presença deles diminui a necessidade de sedativos. A criança dorme com a mãe na sala e quando ela desperta por completo na sala de recuperação pós-anestésica, já está com um dos genitores também, e isso é muito menos traumático,” detalha.

Raquel Moreira é mãe de Nicolas Matheus, de 12 anos, que passou por cirurgia de adenoidectomia (adenoide) e amigdalectomia (amigdala), e fala com propriedade sobre a experiência. “Eu não sabia que aqui tinha essa possibilidade e já tinha até pedido ao médico para entrar e acompanhar o momento da sedação devido ele ter ansiedade, e ele me disse que a prática já é de praxe no hospital. Passa tranquilidade pra gente e pra eles, que se sentem mais seguros. Isso é ótimo,” elogiou.

O Hospital de Clínicas é referência para a realização de cirurgias eletivas por meio do programa Opera Paraíba, ofertando uma média de 30 procedimentos por dia, além de consultas e exames pré-operatórios. Para ter acesso à realização de cirurgias, é necessário realizar o cadastro no programa Opera Paraíba, por meio da secretaria de saúde de cada município ou por meio do endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br.