Painel Funesc especial discute 90 anos do romance Menino de Engenho

publicado: 11/04/2022 09h21, última modificação: 11/04/2022 09h22
zelins1.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (12), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube, mais um Painel Funesc Especial, com uma conversa sobre os 90 anos do romance Menino de Engenho, escrito pelo paraibano José Lins do Rego. O evento ocorre em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o mestre em sociologia, escritor e professor Cauby Dantas e a atriz Zezita Matos. A conversa será mediada pelo jornalista Jãmarrí Nogueira.

Zezita Matos iniciou a carreira no fim da década de 1950. Começou no teatro e teve uma participação no longa-metragem Menino de Engenho, do diretor Walter Lima Jr (baseado na obra homônima de Zelins, rodado na Paraíba e lançado em 1965). Além das mais de 30 peças de teatro, Zezita também atuou em dezenas de curtas e longas-metragens, como Pacarrete, O Céu de Suely e A história da eternidade. Na televisão, participou das novelas Amor de Mãe e Velho Chico, além da série Onde nascem os fortes.

O professor Cauby Dantas possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, também pela UFPB. Atualmente é professor assistente, nível I, da UFPB. Suas pesquisas giram em torno de estudos, ensaios e romances sobre o Brasil, diálogos sociológicos e literários, bem como estudos socioculturais da formação social brasileira, entre eles, pesquisas sobre o romancista Zé Lins.

O mediador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há 30 anos, tempo em que atuou nos jornais O Norte, Moçada Que Agita, Correio da Paraíba e A União. Também foi colunista do Jornal da Paraíba. Na rádio, trabalhou na Cabo Branco FM, Cidade Verde AM e Tabajara FM. Atuou nos portais Tambaú 247 (hoje T5) e no MaisPB. Atualmente, integra a assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista da CBN João Pessoa e do Portal T5.

José Lins do Rego nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como Riacho Doce, Doidinho, Banguê, Cangaceiros, Pureza e Fogo Morto.  Menino de Engenho é um romance regionalista brasileiro. Essa primeira obra de José Lins do Rego, publicada em 1932, retrata a decadência do Nordeste canavieiro e foi aclamada pela crítica nacional.

O Painel Funesc estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados dezenas de encontros virtuais. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

Serviço:

Painel Funesc

Especial 90 Anos do romance Menino de Engenho, de José Lins do Rego

Terça-feira-feira, 12/04/2022, às 19h30

Convidados: Zezita Matos (atriz) e Cauby Dantas (mestre em sociologia, escritor e professor)

Mediador: Jãmarrí Nogueira

Transmissão: YouTube (youtube.com/funescpbgov)