Painel Funesc especial ‘Zé Lins 120 anos’ traz debate sobre a obra Água-mãe

publicado: 14/12/2021 08h47, última modificação: 14/12/2021 08h47

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (16), às 18h, em transmissão ao vivo pelo YouTube, mais um Painel Funesc Especial, com uma conversa sobre a obra Água-mãe, de José Lins do Rego. O evento ocorre em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o mestre em sociologia, escritor e professor Cauby Dantas, que conversará com o jornalista Jãmarrí Nogueira.

O professor Cauby Dantas, convidado do Painel, possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, também pela UFPB. Atualmente é professor assistente, nível I, da UFPB. Suas pesquisas giram em torno de estudos, ensaios e romances sobre o Brasil, diálogos sociológicos e literários, bem como estudos socioculturais da formação social brasileira, entre eles, pesquisas sobre o romancista José Lins do Rego.

O escritor nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como ‘Menino de Engenho’, ‘Riacho Doce’, ‘Doidinho’, ‘Banguê’, ‘Cangaceiros’, ‘Pureza’ e ‘Fogo Morto’.

Água-mãe é o único livro de José Lins do Rêgo que não é ambientado no Nordeste, e sim às margens da lagoa de Araruama, no interior do Rio de Janeiro. É a história de três famílias, de origens e classes sociais diferentes. Também aborda o tema do futebol e um caso de lesbianismo - fato considerado inaceitável para as famílias daquela época.

O mediador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos, tempo em que atuou nos jornais O Norte, Moçada Que Agita, Correio da Paraíba e A União. Também foi colunista do Jornal da Paraíba. Na rádio, colaborou na Cabo Branco FM, Cidade Verde AM e Tabajara FM. Atuou nos portais Tambaú 247 (hoje T5) e no MaisPB. Atualmente, integra a assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista da CBN João Pessoa e do Portal T5.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.