Notícias

Painel Funesc desta terça traz debate sobre a exposição ‘Claustrum’, de Flávio Tavares

publicado: 08/11/2021 18h11, última modificação: 08/11/2021 18h11

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (9), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, com uma conversa sobre a exposição ‘Claustrum’, do artista plástico Flávio Tavares. Os debatedores do encontro serão o próprio Flávio e a designer editorial e ilustradora Luyse Costa, que serão mediados pela jornalista Amanda Falcão, com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/TvFunesc).  

 O bate-papo acontecerá de forma híbrida, recebendo o público de maneira presencial (com todos os protocolos de segurança e capacidade limitada), na sala de concertos do Espaço Cultural, mas com transmissão simultânea pela TV Funesc. A exposição fica aberta até o dia 15 de janeiro de 2022, na Galeria Archidy Picado, localizada no Espaço Cultural. O horário de visitações é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exclusivamente mediante agendamento no site www.agendamentos.pb.gov.br.

Luyse Costa tem 34 anos e é formada em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É ilustradora e designer editorial, trabalhando no mercado editorial há nove anos. Possui vários livros ilustrados, entre eles “Chá de sumiço e outros poemas assombrados”, de André Ricardo Aguiar; e “Uma aventura animal”, de Maria Valéria Rezende.  Assina mais de 50 ilustrações de capas de publicações da Editora Patuá. É finalista do Brasil Design Award 2021, como capista da coleção Machado de Assis, da Martin Claret Editora.

Flávio Tavares é natural de João Pessoa e iniciou a sua formação no curso de pintura do artista Raul Córdula, na UFPB. Aos 18 anos, estudou com o pintor e gravador Hermano José e passou a se dedicar exclusivamente à arte. Em 1976, publicou o álbum de desenhos ‘O Pavão sem Mistério’, com texto de apresentação de Ziraldo. Estudou pintura nas Universidades de Yale, de Connecticut e no Simon Rock College. Também estudou em Caiena, na Guiana Francesa, e expôs suas obras em Berlim e em Jerusalém, em 1981. Já pintou diversos cenários para peças teatrais, painéis e murais. Em 2018, foi homenageado pelo SESC da Paraíba com o lançamento do livro ‘A Linha do Sonho’, que analisa a presença de elementos populares, oníricos e mitológicos na sua obra. 

Amanda Falcão Evangelista é mestre em Jornalismo Profissional e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Tem especialização em Telejornalismo pelo Centro de Ensino / Fesp. Foi bolsista do Projeto Sistema Brasileiro de Cinema Digital (Lavid-UFPB), ganhou o Prêmio de Melhor Reportagem, categoria Voto Popular, pelo Festival Audiovisual de Campina Grande, na Mostra Competitiva de Cinema Brasil. Atualmente é assessora de comunicação da Funesc.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.    

 Serviço:   

Painel Funesc   

Terça feira – 09/11/2021 - às 19h   

Tema: Exposição ‘Claustrum’, de Flávio Tavares

Convidados: Flávio Tavares (artista plástico) e Luyse Costa (designer editorial e ilustradora)

Mediador: Amanda Falcão (jornalista)

Transmissão: TV Funesc (youtube.com/TVfunesc).