Notícias

Pacientes do Hospital de Trauma de João Pessoa participam de práticas externas no tratamento

publicado: 16/02/2022 11h33, última modificação: 16/02/2022 11h33
1 | 2
2 | 2
banho de sol 2.jpeg
banho de sol 4.jpeg

Com o objetivo de humanizar o atendimento dos pacientes do Centro de Assistência Avançada do Trauma do Idoso (CAATI), a equipe multidisciplinar do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, adota práticas externas no tratamento dos pacientes. A ação inclui ‘fisioterapia fora do leito’, bem como tomar banho de sol no heliponto do complexo hospitalar. 

O fisioterapeuta William Almeida explicou que, apesar da grande rotatividade do setor, é possível acompanhar de perto todos os pacientes, como também verificar a necessidade de cada um. “A saída do leito para a fisioterapia motora e ao ar livre é um passo muito importante na vida do paciente, tendo em vista que ele pode conviver com outra realidade, diferente da rotina hospitalar durante o atendimento como: olhar o céu, sentir o vento no rosto e observar o trânsito”, ressaltou.

Willian reforçou que, para participar do programa, o paciente precisa da avaliação médica, fisioterápica e da enfermagem, já que irá necessitar de acompanhamento constante. “Os usuários são monitorados e recebem total apoio da equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, enfermeira e maqueiro). Antes de levarmos o paciente para o ambiente externo verificamos o clima, todo o equipamento necessário para sua saída, além de contarmos sempre com a opinião da família do paciente, que acompanha toda a saída", explanou.

O diretor geral do hospital, Laécio Bragante, esclareceu que a saída do leito e a presença de pessoas próximas oferecem ao paciente conforto e tranquilidade, auxiliando na sua recuperação. “Com a saída do leito, o paciente se sente confiante no trabalho da equipe. Isso faz com que ele esteja mais propenso a ouvir e seguir o que lhe é recomendado, facilitando a adesão ao tratamento, além disso, o paciente tem a oportunidade de verificar o que está acontecendo ao seu redor”, comentou.

Para a coordenadora de enfermagem do CAATI, Elaine Moraes, é preciso enxergar o usuário da unidade de saúde em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais, para além do leito da instituição. “Notamos que quando trazemos os pacientes para fora do leito, eles ficam imensamente felizes, e isso é bastante gratificante para todos os profissionais que participam deste momento”, explicou.

 

Lourdes Barbosa, filha de uma paciente que está sendo beneficiada com as sessões fora leito, o momento é extremamente feliz e recompensador para sua mãe de 75 anos. “Minha mãe sempre foi bastante ativa, fazia tudo em casa sozinha, por isso fiquei muito feliz quando tivemos a oportunidade de sair um pouco do leito. Ela adorou olhar para o céu e voltar a sonhar com as boas lembranças de casa. E que em 2 dias estaria em casa podendo continuar contemplando todas essas maravilhas. Só tenho a agradecer a toda a equipe pelo amor, dedicação e cuidado com minha mãe”, concluiu.