Notícias

Paciente vítima de infarto é transferida pelo resgate aeromédico para o Hospital Metropolitano

publicado: 17/03/2023 11h05, última modificação: 17/03/2023 11h06
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Pleno funcionamento Programa Coração Paraibano junto ao resgate aeromédico transfere mais uma vítima de infarto para o Metropolitano 4.JPG
Pleno funcionamento Programa Coração Paraibano junto ao resgate aeromédico transfere mais uma vítima de infarto para o Metropolitano 3.JPG
Pleno funcionamento Programa Coração Paraibano junto ao resgate aeromédico transfere mais uma vítima de infarto para o Metropolitano 1.jpg
Pleno funcionamento Programa Coração Paraibano junto ao resgate aeromédico transfere mais uma vítima de infarto para o Metropolitano  2.jpg

O helicóptero Acauã, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, realizou, nessa quinta-feira (16), mais uma transferência de paciente com sintomas de infarto agudo do miocárdio (IAM), em estado grave, para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.

A unidade é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), referência em cardiologia no estado. A paciente, de 52 anos, foi transportada da cidade de Caaporã até o Metropolitano em um voo sem intercorrências, que durou cerca de 10 minutos. 

De acordo com o coordenador de Enfermagem do Samu João Pessoa, Walber Frazão, a paciente foi atendida inicialmente pelo Samu e, em seguida, levada para o pronto atendimento em Caaporã, município localizado na Zona da Mata paraibana, onde foi identificado um bloqueio do ramo esquerdo recente, com indicação de infarto. 

“A equipe do hospital de Caaporã encaminhou e-mail para a regulação do programa Coração Paraibano, que conseguiu uma vaga para a Sala Vermelha do Hospital Metropolitano. Para aumentar as chances de sobrevivência da paciente, a equipe do Grupamento Tático Aéreo [GTA] foi acionada e se dirigiu ao município para resgatar a paciente reduzindo, assim, o tempo de resposta do transporte terrestre com mais segurança para a paciente”, esclareceu o gestor.

Segundo informações do GTA, o voo que partiu do aeroporto Castro Pinto em direção ao município de Caaporã durou aproximadamente 10 minutos. No local, a equipe aguardou cerca de 30 minutos para que a paciente fosse estabilizada pelos profissionais do Samu.

O voo para o Metropolitano também durou cerca de 10 minutos, com chegada por volta de 15h30. De acordo com a equipe da UTI Clínica do complexo hospitalar, foram prestados todos os cuidados intensivos necessários à paciente.