Paciente que realizou transplante em abril no Metropolitano recebe alta hospitalar

publicado: 11/06/2024 17h42, última modificação: 11/06/2024 17h42
Paciente que realizou transplante no Hospital Metropolitano recebe alta hospitalar 3.jpg
Paciente que realizou transplante no Hospital Metropolitano recebe alta hospitalar 2.JPG
Paciente que realizou transplante no Hospital Metropolitano recebe alta hospitalar 1.jpg

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires comemorou, na tarde desta terça-feira (11), mais uma alta hospitalar de paciente transplantado. Dessa vez foi José Paulino, de 53 anos, que realizou o transplante de coração no dia 22 de abril, deste ano. Ele, que aguardou um ano na fila única de transplantes, agora volta para casa com um novo coração e pronto para viver uma nova vida.

Conforme a médica cardiologista clínica e coordenadora do ambulatório para transplante do Metropolitano, Tauanny Frazão, a alta do paciente foi muito esperada por toda equipe e considerou o caso de José Paulino como um verdadeiro milagre. “A história do Sr. José Paulino é um verdadeiro milagre. Ele, além da insuficiência cardíaca, tinha uma doença prévia no coração em que o coração não conseguia bater adequadamente, ainda foi acometido de um AVC, há dois anos. Então, ele teve muita dificuldade para a reabilitação desse AVC porque cansava aos mínimos esforços. Hoje temos o privilégio de dar a alta a esse paciente com um novo coração para viver realmente uma nova vida”, comemorou Tauanny.

Para Maria da Conceição, esposa do paciente, esta terça-feira será marcada como o grande dia, pois “há quatro anos que a gente batalha com o tratamento dele, depois aguardamos o transplante e agora ver meu esposo com vida, sabendo que vai retornar para casa e vamos cuidar do nosso filho me deixa muito emocionada”. Conceição também agradeceu a toda equipe multiprofissional da unidade hospitalar, que pertence à rede estadual de saúde e é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), por toda dedicação e cuidado, possibilitando a plena recuperação. Ela aproveitou também a oportunidade para reforçar o pedido às famílias a doarem órgãos. “Assim como a vida do meu esposo foi salva, outras vidas também podem ser. Doe órgãos, doe vida!”, apelou Maria da Conceição.

A cardiologista Roberta Barreto lembrou que a captação do coração doado para José Paulino aconteceu no Hospital Metropolitano, fazendo com que o transplante acontecesse simultaneamente, diminuindo o tempo de isquemia do órgão, contribuindo positivamente para a recuperação do paciente.

Segundo o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre, o momento é de bastante alegria “porque mais um paciente transplantado recebe alta e este paciente em particular tinha algumas comorbidades, ou seja, era um paciente grave, bem mais grave do que outros transplantados”. Maurílio enfatizou que a alta hospitalar em condição clínica muito boa deve-se à estrutura do Hospital Metropolitano, a toda a equipe muitiprofissional, não só de cirurgiões como de anestesista, perfusionista, equipe de clínicos, a equipe de enfermagem que participa de todo o processo. Ele ainda ressaltou a importância da Central de Transplante, que, neste ano, celebra uma marca histórica, em que dobraram o número de doações em comparação ao ano passado, no período de janeiro a maio.

Transplante no HM: O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é referência em cardiologia e neurologia e recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento. Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico. Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. Já em 2023, foram realizados quatro transplantes cardíacos, enquanto que o mesmo quantitativo já foi feito no primeiro quadrimestre deste ano.