Notícias

Outubro Rosa: Hospital de Clinicas realiza mutirão de 500 mamografias

publicado: 24/10/2023 17h50, última modificação: 24/10/2023 17h50

O Hospital de Clínicas de Campina Grande, unidade pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba, deu início nesta terça-feira (24) à realização do mutirão de mamografias de rastreio. Serão oferecidos ao todo 500 exames, por meio do qual é possível detectar precocemente o câncer de mama. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, promovida em todo o estado, com a realização de consultas, cirurgias e exames na área da mastologia.

A dona de casa Avani França mora em Campina Grande e é uma das beneficiadas com a iniciativa. “Já fazia três anos que eu não conseguia realizar mamografia. E quando eu soube que ia ter aqui, fiz logo o meu cadastro. É muito bom, porque a gente precisa acompanhar e se cuidar. As mulheres têm que fazer o exame e cuidar da saúde”, alerta.

A dona de casa Maria José Oliveira conta que aproveitou o mutirão para fazer o exame porque tem histórico de câncer de mama na família. “Tem que aproveitar a oportunidade né? Porque já tem história dessa doença na minha família. Aí foi muito bom ter esse mutirão”, ressalta.

O diretor-geral do hospital, Thyago Morais, explica que, além das mamografias, a unidade também está realizando, até o início de novembro, consultas com mastologistas, exames de ultrassonografia mamária e a ampliação do número de cirurgias ginecológicas.

“Essa iniciativa está contemplando mulheres de toda a região de Campina Grande com o objetivo da detecção precoce do câncer de mama, uma vez que, identificado no início, as chances de cura são de mais de 90%. Então, dentro da programação do Governo do Estado, estamos oferecendo esses serviços para que, principalmente as mulheres, que são as mais acometidas, consigam fazer os exames de rastreio”, destaca.

O cadastro, disponibilizado por meio da Central de Regulação para pacientes de outros municípios e presencial para as usuárias de Campina Grande, foi encerrado à medida que as vagas foram preenchidas.