Notícias

Outubro Rosa: Governo do Estado abre a campanha de prevenção do câncer de mama nesta sexta-feira

publicado: 30/09/2021 14h51, última modificação: 30/09/2021 14h51

“O acesso é o caminho e a chave é a prevenção”! Com este slogan, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde da Mulher e do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), abre, oficialmente, a programação do Outubro Rosa, campanha de prevenção contra o câncer de mama, nesta sexta-feira (1º), às 09h30, na sede do CEDC, em João Pessoa. 

Durante todo o mês de outubro, o CEDC vai oferecer às mulheres, a partir dos 40 anos, por demanda espontânea, a realização de 100 mamografias de rastreamento, diariamente, das 7h às 19h e ainda terá atendimento às mulheres indígenas para a realização do mesmo exame, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

O CEDC ainda disponibilizará consultas com mastologista, pela manhã e à tarde, e também serão feitas biópsias dos nódulos mamários suspeitos para câncer, diagnosticados em mamografia e ultrassonografia. Neste caso, basta apresentar o exame e documentos pessoais. Este serviço também será por meio de demanda espontânea. Ainda terá a extensão das ações de rastreamento, realizadas no Outubro Rosa, também para o mês de novembro.

Dentro da programação do Outubro Rosa, a SES recomenda a todos os municípios para participarem das mobilizações, com ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo de útero nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e esclarecimentos sobre o tema.

“É importante a participação dos municípios na luta contra uma doença que o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura e possibilita que a pessoa leve uma vida com qualidade. A mamografia é o principal exame para a detecção precoce e deve ser feita por mulheres sem sintomas, mas que estão numa faixa etária de risco e tenham propensão à doença”, disse a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Fátima Moraes.

De acordo com a programação, serão promovidas também ações de apoio às mulheres que foram diagnosticadas com a doença e também com as que foram curadas. 

“O tema requer um apoio especial às mulheres com a doença, por isso será criado o Grupo Superação, de apoio psicológico contínuo. Serão feitas rodas de conversas para que cada uma compartilhe sua dor e celebre a cura e palestras educativas, diariamente, alertando sobre a importância da saúde mamária”, informou a diretora geral do CEDC, Roseane Machado. 

CEDC - O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) é o serviço de referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, oportunizando às mulheres paraibanas a cura do câncer mamário. 

Em um único local, a mulher tem a oportunidade de realizar todos os exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama, desde mastologista; mamografia; ultrassonografia; punção de cisto mamário; biópsia de mama, através de procedimento minimamente invasivo e anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer). 

“Todo exame de mamografia e/ou ultrassonografia, feito na Paraíba, que resultou em lesão mamária (nodular) suspeita para câncer, tem atendimento prioritário, não necessitando de protocolos regulatórios, porque deve ser imediata a investigação diagnóstica, através do procedimento PAAG – Punção Aspirativa por Agulha Grossa. Essa rapidez no atendimento faz toda a diferença quando se trata de câncer de mama”, explicou.

Em breve, o CEDC estará de casa nova. O novo endereço será na Avenida Epitácio Pessoa, com uma infraestrutura mais ampliada, oferecendo mais conforto aos usuários do SUS. No momento, a casa está em fase de adequações dos espaços físicos e ampliação da estrutura.

Além das novas instalações do CEDC, a SES está também adquirindo novos equipamentos para o Hospital do Bem, em Patos, que atende casos de câncer de mama, colo de útero, próstata e pele. “Dentro da ampliação de atendimento no Hospital do Bem, serão adquiridos um novo mamógrafo e um acelerador de partículas”, anunciou o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros

Dados do Câncer de Mama na Paraíba

Óbitos - Sistema de Informação de Mortalidade - SIM/PB 

2019 – 308 óbitos

2020 – 295 óbitos

2021 – 186 óbitos

Estimativa para o triênio 2020-2022 - Inca/MS

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o câncer de mama na Paraíba, nos anos 2020-2021-2022, é de 1.120 novos casos, para cada ano. Desses, 360 serão somente em João Pessoa