Notícias

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba comemora Dia do Samba em concerto na Praça do Povo

publicado: 30/11/2022 12h02, última modificação: 30/11/2022 15h11
1 | 3
Fotos: Thercles Silva
2 | 3
3 | 3
OSJPB_concerto dia do samba_02.12.2018_Thercles Silva (1).jpg
OSJPB_concerto dia do samba_02.12.2018_Thercles Silva (3).jpg
OSJPB_concerto dia do samba_02.12.2018_Thercles Silva (4).jpg

O gênero musical mais representativo da cultura popular brasileira vai tomar conta da Praça do Povo do Espaço Cultural na noite desta sexta-feira, 2 de dezembro. A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba fará concerto em homenagem ao Dia Nacional do Samba, com as participações especiais dos cantores Polyana Resende, Kojak do Banjo, Salete Marrom e Mirandinha.

A noite de celebração começa às 20h30 e a entrada é gratuita, mas quem quiser contribuir com a campanha de arrecadação de alimentos para instituições carentes da capital, pode levar 1kg de alimento não perecível.  

Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Jovem, o concerto contará também com os músicos Potyzinho Lucena, no cavaquinho; Luís Humberto, no violão 7 cordas, e Alisson Cavalcante e Francisco Neto, na percussão.

Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o samba será homenageado no concerto através da execução de clássicos desse ritmo brasileiro que fazem parte da nossa história e também de composições de músicos paraibanos, a exemplo de “Um Samba a Dois”, de Potyzinho Lucena, e “O Sol e o Temporal”, uma parceria dele com Kojak do Banjo.   

A música do pessoense Jonathas Falcão (Seu Pereira) também está no repertório do concerto, através de “Vaitimbora”, assim como “Salve o Negro, Salve o Samba”, composição de Mirandinha, paulista radicado na Paraíba.

Entre os clássicos do samba, o público vai poder relembrar músicas imortalizadas na voz da cantora Alcione, como “Não Deixe o Samba Morrer” (Edson Conceição e Aluízio Silva), “Meu Ébano” (Neneo), Garoto Maroto (José Franco Lattari/Marcos Paiva), O Surdo (Antônio José/Chico Silva/Paulinho Rezende) e Gostoso Veneno (Wilson Moreira/Nei Lopes).

Um dos pontos altos será o pout pourri dos sambas mais conhecidos do grande público, com arranjos do maestro Cyro Pereira, intitulado “Só Sambas”, que inclui Palpite Infeliz (Noel Rosa), Mulata Assanhada (Ataulfo Alves), O Bêbado e o Equilibrista (João Bosco), Foi um Rio que Passou em Minha Vida (Paulinho da Viola) e Trem das Onze (Adoniram Barbosa). No concerto terá ainda a execução das músicas “Série Brasileira – Batuque”, de Alberto Nepomuceno; e “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, considerado o hino popular da Paraíba.

De acordo com o maestro Luiz Carlos Durier, a expectativa é repetir o sucesso que foi o concerto em homenagem ao samba realizado em 2018, que lotou a Sala de Concertos Maestro José Siqueira. “O samba é um estilo musical dos mais representativos da música popular brasileira, rico em todos os sentidos, em poesia, em melodia, sem falar no ritmo que é extremamente empolgante”, disse o maestro. “Por isso o nosso trabalho voltado para homenagear o samba e o seu dia. Então, nós estamos todos muito contentes em agregar valores da terra, que são os convidados que participarão do nosso concerto”.

Quem for a essa apresentação comemorativa, pode antecipar a ida para participar de outras atividades desenvolvidas pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Haverá a Feira Criativa, a partir das 15h, e ainda a transmissão do jogo entre as seleções do Brasil e de Camarões, pela Copa do Mundo 2022, em um telão de LED na Praça do Povo. A transmissão será aberta e gratuita, com disponibilização de cadeiras.

Cantores convidados

Kojak do Banjo - Nascido em João Pessoa (PB), teve seus primeiros contatos com a música tocando percussão, mas depois, se apaixonou pelo banjo e acrescentou ao seu currículo o violão e o cavaquinho. Acompanhou e abriu shows para artistas locais e nacionais, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Dudu Nobre, Martinho da Vila e Grupo Revelação.

Mirandinha – Nasceu em Flora Rica (SP). É filho de nordestinos e mora há 30 anos em João Pessoa (PB). Cantor e compositor, tem como principal instrumento o banjo, que sempre está presente em suas rodas de samba.

Polyana Resende – Pernambucana radicada na Paraíba, tem 17 anos de carreira. É a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma escola de samba de João Pessoa e em 2017 foi campeã com o samba enredo “A Fé dos Deuses no Brasil”.

Salete Marrom – Cantora nascida na cidade de Pombal (PB). É filha de músico e começou a cantar com 7 anos de idade. Salete Marrom trabalhou em várias bandas e tem como referência as cantoras Alcione e Clara Nunes.

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

O maestro Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Na sua trajetória, regeu apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba – Concerto em Homenagem ao Samba

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Cantores convidados: Polyana Resende, Kojak do Banjo, Salete Marrom e Mirandinha

Músicos convidados: Potyzinho Lucena, Luís Humberto, Alisson Cavalcante e Francisco Neto

Dia: 2 de dezembro (sexta-feira)

Hora: 20h30

Local: Praça do Povo do Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito