Opera Paraíba realiza em dois dias mais de 300 cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Cajazeiras

publicado: 27/05/2024 17h02, última modificação: 27/05/2024 17h03
20240525_110901.jpg
20240525_104501.jpg
20240525_095849.jpg
20240525_095830.jpg
20240525_100404.jpg
120240527-140746.jpg

O Opera Paraíba, programa do Governo do Estado para reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas, realizou mais de 300 cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Cajazeiras durante o final de semana. Foram realizadas 170 cirurgias de catarata no sábado (25) e mais 135 no domingo (26), beneficiando a população de 15 municípios da região.

Para a responsável pela regulação do Opera Paraíba no Hospital Regional de Cajazeiras, Solange Mendes, o Programa tem levado atendimento de qualidade para a população da região, que não precisa mais fazer grandes deslocamentos para João Pessoa ou Campina Grande. “O Opera Paraíba traz saúde de qualidade para a população, além de reduzir as filas por cirurgias eletivas, a população não precisa mais se deslocar por grandes distâncias para ter o atendimento necessário, além de trazer mais autonomia e qualidade de vida para quem precisa”.

Maria Nogueira Holanda, de 72 anos, moradora de Cajazeiras, já está na segunda cirurgia de catarata. Ela contou que sofria muito com dores nos olhos e baixa visão, impedindo de fazer atividades do dia a dia. Apontando para o olho esquerdo, ela comemora: “Essa vista já tá boa, graças ao Opera Paraíba. A vista tava amarelando embaçada e eu não conseguia mais colocar a linha na agulha, costurar meus paninhos, fazer crochê nem tricô, atrapalhava demais. A visão é tudo na vida, o Opera Paraíba é bom demais, tá ajudando muita gente”.

Dona Elizabeth Ferreira Leite, de 67 anos, também moradora de Cajazeiras, conta que o seu problema começou com a vista embaçada, achou que era normal e só depois do exame de vista que o médico explicou que precisaria se operar. Fez a primeira cirurgia do olho direito pelo Opera Paraíba e vai fazer a segunda cirurgia. “Antes eu não estava conseguindo fazer as coisas em casa. Um pouco de tudo eu faço em casa, eu adoro lavar, arrumar, varrer a casa e vai ficar tudo como eu gosto. A visão é maravilhosa!” comemora Dona Elizabeth, que ainda aconselha: “Quem precisar de uma cirurgia, procure o Opera Paraíba que o programa funciona”.

Damiana da Silva Brasileiro, 47 anos, moradora do assentamento Adecir Santiago, no município de Cajazeiras, conta que mesmo com os óculos já não conseguia mais enxergar, fez a primeira cirurgia e já voltou para suas atividades, como costurar, antes mesmo de fazer a segunda cirurgia. “Eu agradeço ao Governo do Estado porque essa cirurgia é um sucesso, tá funcionando em todo canto, muita gente agradecendo a esse trabalho do governador, porque sem esse programa o que seria de nós? Ter recuperado minha vista é tudo, graças a esse trabalho do governo eu voltei a enxergar novamente”.

Desde 2019, o Opera Paraíba já atendeu mais de 100 mil paraibanos com cirurgias de média e alta complexidade, em todas as regiões do Estado. Todos os pacientes são cadastrados pelas secretarias municipais ou pelo site operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais, comprovante de residência e anexando exames e laudos médicos.