Opera Paraíba no Hospital de Trauma inova com acompanhamento domiciliar ao paciente

publicado: 01/08/2023 16h42, última modificação: 01/08/2023 16h42
WhatsApp Image 2023-08-01 at 16.38.41.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-01 at 16.38.41 (1).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, inova com visitas em domicílio ao paciente que se submeteu a uma cirurgia pelo Opera Paraíba. O serviço, que é pioneiro no Nordeste, atingiu a marca de 95% de satisfação de acordo com uma pesquisa realizada com os usuários. A unidade já realizou 3.525 procedimentos do programa do Governo do Estado que tem reduzido a fila de espera da população por cirurgias eletivas.

Para o diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, a atual gestão tem revolucionado a saúde paraibana. “Por meio do Opera Paraíba, percebemos o princípio da integralidade sendo colocado em prática. É uma satisfação vermos cada paraibano dentro do seu lar: operado e satisfeito. Essa realidade não acontecia antes, víamos pessoas aguardando cirurgias há anos e faltava apenas uma ponte. O Governo do Estado conseguiu esse feito. Quem ganha é o paraibano com a saúde resolutiva, integral e de maior qualidade”, frisou.

De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas Especiais, Jaqueline Torres, esse acompanhamento individualizado na residência do paciente, sendo realizado por um hospital, é pioneiro. “Recebemos muitas respostas positivas dessa ação. As pessoas desabafam, tiram dúvidas e saem contentes. A Pesquisa de Satisfação mostrou que 95% das pessoas que participaram do Opera Paraíba estão felizes e indicariam o programa para um amigo. Esse indicativo nos impulsiona a continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento”, ponderou.

O propósito das visitas domiciliares é finalizar o processo cirúrgico, que é composto do pré-operatório (solicitações de exames e consultas com anestesistas), da cirurgia e do pós-cirúrgico. O objetivo principal é acompanhar as primeiras horas e semanas da evolução do paciente. Para o coordenador das visitas domiciliares pós-cirúrgicas do Opera Paraíba, Wesley Dantas, essa é uma oportunidade para detectar alterações e complicações do ato cirúrgico. “É por meio dessas visitas, que conseguimos verificar se a ferida operatória está normal para aquele dia ou inflamada, se os pontos estão inflamados ou alterados, e, principalmente, observamos o bem-estar do paciente”, ressaltou.

As visitas são agendadas previamente e acontecem de segunda a sexta-feira, nos dois turnos, para população da Grande João Pessoa: João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Todavia, os outros pacientes que não residem nesses municípios, também são assistidos. “Os pacientes que não conseguimos chegar até eles presencialmente, fazemos por ligação telefônica, e assim, conseguimos ver como está a evolução dele. A gente não está presente, mas ao mesmo tempo estamos próximos aos pacientes e na medida que vemos algo diferente, pedimos que procurem a assistência no hospital regional mais próximo da sua região”, completou Wesley Dantas.

A aposentada Neuza Matos, de 63 anos, recebeu a visita domiciliar da equipe do Opera Paraíba, do Hospital de Trauma, e está satisfeita com a visita em casa. “Estou maravilhada com essas visitas domiciliares, que nem no hospital privado a gente encontra. Ter uma pessoa que vem pessoalmente a minha residência, pergunta como eu estou, realiza o meu curativo e tira as minhas dúvidas, é sensacional. Estou muito satisfeita com todo o cuidado da equipe”, ressaltou.

No Hospital de Trauma, as cirurgias realizadas pelo Opera Paraíba são neurológicas, ortopédicas, vias respiratórias (adenoide e amigdalas) e catarata. As altas hospitalares acontecem no máximo em até três dias, dependendo da complexidade da cirurgia. A equipe é composta por três enfermeiros e, caso precise, é solicitada a presença de um médico. Se o enfermeiro notar alguma alteração no paciente, o seu retorno é antecipado ou o usuário é encaminhado rapidamente a uma unidade hospitalar para um melhor acompanhamento.