Opera Paraíba: cirurgias pediátricas beneficiam crianças e adolescentes no Hospital Regional de Guarabira

publicado: 18/07/2024 10h17, última modificação: 18/07/2024 10h37
Hospital Regional de Guarabira beneficia crianças em mutirão pediátrico do Opera Paraíba 1.JPG
Hospital Regional de Guarabira beneficia crianças em mutirão pediátrico do Opera Paraíba 4.JPG
Hospital Regional de Guarabira beneficia crianças em mutirão pediátrico do Opera Paraíba 3.JPG

O Hospital Regional de Guarabira (HRG), unidade hospitalar do Governo do Estado gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), atendeu 13 crianças que fizeram procedimentos cirúrgicos graças ao Programa Opera Paraíba. A ação beneficiou crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 15 anos, que residem em Guarabira e nos municípios circunvizinhos. Para tornar o momento mais especial, a equipe de humanização da PB Saúde preparou um lanche e atividades lúdicas para os pacientes.

Para Ivanice Oliveira, que acompanhou o filho Pedro Oliveira, de 9 anos, foi muito gratificante ter acesso a esse tipo de serviço de forma ágil e cuidadosa. “Meu filho precisava muito realizar essa cirurgia para corrigir o problema que ele tinha e evitar complicações de uma hérnia não tratada. Então, o sentimento que eu tenho é de gratidão por tudo estar dando certo e, se Deus quiser, daqui a pouco estaremos em casa”, relatou.

O cirurgião pediátrico, Celso Paiva, pontuou que todos os procedimentos foram realizados com sucesso e dentro do período previsto. “Realizei hernioplastias inguinais e umbilicais e outros procedimentos. Ao todo foram 13 cirurgias, todas com um resultado satisfatório. Fico muito feliz em poder ajudar essas crianças, já recebi muitos agradecimentos dos pacientes e seus familiares, então sinto que minha missão foi cumprida”, afirmou o cirurgião pediátrico.

De acordo com a diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, as cirurgias pediátricas do Programa Opera Paraíba trazem mais celeridade no atendimento pediátrico para atender à demanda da população de Guarabira e região. “Com isso, queremos proporcionar mais saúde e qualidade de vida para as crianças que são atendidas em nossa região. Esse programa foi criado pelo Governo da Paraíba para facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e, como gestora, ficou muito feliz em ver como a regionalização do SUS está dando certo na nossa Paraíba”, frisou Rosicler.

Neste ano, a primeira ação do Opera Paraíba Pediátrico na unidade ocorreu no dia 16 de fevereiro, quando 50 crianças foram beneficiadas. Na programação do último sábado (13), a equipe de humanização da PB Saúde preparou uma recepção especial para os pequenos pacientes, com direito a brinquedos e sacolinhas com brindes, como explicou a presidenta da Comissão de Projetos Inovadores e Humanização da PB Saúde, Anabelly Lopes.

“Preparamos uma recepção com atividades lúdicas, e ao fim de cada procedimento realizamos a entrega do ‘certificado de coragem’ pois queremos que cada criança se sinta especial e reconhecida por sua bravura! Momentos como estes enchem meu coração de alegria, nossa forma de gestão na PB Saúde preza pelo cuidado humanizado para promover a melhor assistência em saúde para quem mais precisa, fazemos questão de que esse serviço seja prestado com muito amor e respeito à população paraibana”, disse Anabelly.

No próximo domingo (21), acontecerá a próxima atividade do Opera Paraíba no HRG e 20 crianças serão beneficiadas.

O cadastro para participar do Programa Opera Paraíba ocorre junto às Unidades de Saúde da Família (USF’s) e junto às Secretarias Municipais. Em seguida, a demanda é encaminhada para a Secretaria de Estado da Saúde. O usuário do SUS também pode cadastrar a criança ou adolescente no site operaparaiba.pb.gov.br. Ao acessar é necessário preencher os dados pessoais e anexar comprovante de residência, exames e laudos médicos.