Opera Paraíba itinerante leva cirurgias pediátricas ao Hospital Regional de Solânea

publicado: 26/05/2023 15h30, última modificação: 26/05/2023 15h30
20230526_092436.jpg
20230526_093356.jpg
20230526_092411.jpg

A proposta de reduzir o tempo de espera para a realização de cirurgias eletivas vem sendo efetivada com a equipe itinerante do Opera Paraíba, que nesta sexta-feira (26) deu início a mais uma etapa do programa no Hospital Regional de Solânea.

Até o próximo domingo (28) serão realizadas em média 70 procedimentos. O primeiro dia é destinado às cirurgias pediátricas, com um total de 25 intervenções. São cirurgias de hérnia e postectomia (cirurgia de fimose), que é o caso de Thales Santos, de 9 anos, da cidade de Duas Estradas. A mãe dele, Leciane Teixeira, conta que já fez cirurgia por meio do programa e, agora, chegou a vez do filho.

“Fiz minha cirurgia de vesícula há cerca de dois meses em Guarabira e agora Thales já foi chamado também. Chegou em boa hora, porque ele já estava sentindo muito incômodo. A minha saiu rápido, e a dele também. Tá muito diferente de antes,” conta.

Para diminuir a ansiedade das crianças, a equipe preparou capas de super-heróis para levá-los até o bloco cirúrgico e um certificado de coragem, entregue antes da alta.

Já no sábado e domingo, os procedimentos seguem direcionados para o público adulto nas especialidades de cirurgia geral e ginecologia. Essa é a segunda vez que a unidade recebe o programa este ano.

“Nós conseguimos ampliar muito a quantidade de cirurgias realizadas aqui no hospital. Hoje realizamos em um dia, o que fazíamos em um mês. O ganho para a população é enorme, que não precisa mais se deslocar para longe para fazer seus procedimentos”, explica a diretora da unidade, Vanessa Viegas.

Todos os procedimentos realizados pelo programa atendem as demandas de usuários cadastrados por meio do operaparaiba.pb.gov.br ou por meio das secretarias de saúde dos municípios. Os pacientes são chamados de acordo com a ordem de cadastro.