Opera Paraíba intensifica cirurgias de catarata no Hospital Regional de Queimadas e realiza 150 procedimentos em cinco dias

publicado: 15/08/2024 17h36, última modificação: 15/08/2024 17h36
IMG_3154.jpeg

O programa Opera Paraíba está intensificando a realização de cirurgias de catarata na região do Agreste paraibano, com a previsão de promover até o próximo domingo (18) 150 procedimentos. As intervenções iniciaram nessa quarta-feira (14) e estão acontecendo no Hospital Regional de Queimadas, unidade integrante da rede hospitalar do Governo do Estado.

O Opera Paraíba foi criado em 2019 com o objetivo de aproximar e facilitar o acesso dos pacientes ao tratamento cirúrgico por meio da regionalização do serviço, que está presente nas três macrorregiões de saúde da Paraíba.

A expectativa é realizar, em média, 30 cirurgias por dia, contemplando pacientes de 14 cidades do entorno do município de Queimadas. A diretora-geral da unidade, Ana Rita Ribeiro, lembra que a cirurgia de catarata é uma demanda constante entre os pacientes da região, especialmente os mais idosos. “A catarata é um problema comum, que afeta principalmente as pessoas idosas, incapacitando de realizar tarefas simples do dia a dia. Com a cirurgia, que é um procedimento rápido, esses pacientes voltam a enxergar com qualidade e tem sua autonomia restabelecida. E o Opera Paraíba tem sido esse instrumento de transformação na vida das pessoas,” enfatiza.

A artesã Maria do Socorro Macedo, de 59 anos, da cidade de Boqueirão, está sendo beneficiada e conta que mal conseguia ler, por conta da catarata.” Eu estava sem enxergar letrinha miúda e não conseguia ler direito. Agora, depois da cirurgia, vou ver bem. Estou feliz e agradecida ao governo estadual e à equipe, que estão de parabéns,” relatou.

Desde quando foi implantado, o Opera Paraíba já realizou mais de 131 mil cirurgias eletivas. Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à Secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.