Notícias

Opera Paraíba: Hospital Geral de Mamanguape realiza primeira cirurgia de prótese de joelho

publicado: 26/11/2023 18h13, última modificação: 26/11/2023 18h13

O Hospital Geral de Mamanguape, unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba, realizou nesse fim de semana, por meio do Programa Opera Paraíba, a primeira cirurgia de prótese de joelho, que consiste em substituir a articulação danificada, dando mais qualidade de vida ao paciente. 

O procedimento de alta complexidade atendeu um homem de 57 anos que sofria de artrose avançada. O agricultor Luiz Correia de Sousa, morador da cidade de Salgado de São Félix, conta que já não conseguia se locomover sem sentir dor, e espera voltar a andar com segurança. “Ano passado, eu comecei a sentir muita dor, e procurei o médico, que me encaminhou para um tratamento com injeção. Como não fez efeito, tive que fazer cirurgia. A minha expectativa é ficar bom para poder voltar a trabalhar, que eu tinha parado por conta do problema”, contou. 

A equipe médica, comandada pelos ortopedistas Luciano Leite e George Kennedy, realizou a cirurgia de prótese de joelho com precisão. “Esse paciente tinha queixa de dor que não melhorava com nada, então a indicação era a artroplastia. Nessa cirurgia, a gente tira a parte estragada do joelho e coloca um novo joelho, que é uma prótese de polietileno, com implantes no fêmur e na tíbia. Foi uma cirurgia muito bem realizada, o paciente já andou e já vai ter alta”, detalhou o médico George. 

O diretor-geral do hospital, Rodrigo Oliveira, explica que, a partir de agora, a unidade passa a realizar esse tipo de cirurgia periodicamente. “O serviço de ortopedia foi inaugurado na unidade em agosto deste ano, ofertando cirurgias para tratamento de ligamento cruzado anterior e posterior, lesão de menisco, lesão de ombro e punho, e agora avança na realização de procedimentos cirúrgicos com a artroplastia. O serviço vai ser oferecido ao usuário do SUS toda semana e a meta é ofertar sete próteses até o fim de 2023”, destacou. 

Com a novidade, o Hospital Geral de Mamanguape passa a ser referência para cirurgias ortopédicas na região do Vale do Mamanguape. Para ter acesso ao programa, o usuário precisa solicitar o cadastro através das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Outra opção é se cadastrar por meio do site: operaparaiba.pb.gov.br e inserir os exames e encaminhamentos.