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Opera Paraíba facilita acesso com novo sistema de marcação de cirurgias

publicado: 14/12/2021 10h38, última modificação: 14/12/2021 10h38

O Opera Paraíba inicia, nesta terça-feira (14), um novo canal de acesso às cirurgias do programa na cidade de Campina Grande. Por meio do site www.operapb.saude.pb.gov.br os usuários vão se cadastrar, agendar as cirurgias e acompanhar a posição na fila de espera.

Na fase inicial, o sistema de marcação é apenas para as cirurgias que serão realizadas no Hospital de Clínicas. Mas de acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, no futuro o projeto deve ser expandido para toda a rede.

“Essa iniciativa faz parte de um projeto piloto que servirá como teste para ser usado nos 223 municípios paraibanos, já a partir de 2022. Assim vamos aproximar cada vez mais as ações de saúde das pessoas”, explicou.

O serviço inovador é uma forma democrática e direta de acesso às cirurgias eletivas oferecidas pelo programa. Dessa maneira não é obrigatório que o encaminhamento seja feito por meio das secretarias de Saúde dos municípios.

Para se inscrever, o cidadão precisa apenas acessar o site, preencher o cadastro com os dados pessoais e encaminhar a documentação necessária. Na página da internet também será possível acompanhar todas as atualizações até a conclusão do serviço. Após o agendamento, as equipes de saúde entrarão em contato com o usuário, que vai receber orientações dos próximos passos a serem seguidos. Nessa fase, a consulta inicial pode ser feita com o auxílio da telessaúde.

“De casa, até pelo celular, o paciente vai acessar e solicitar sua cirurgia, tirar uma foto do requerimento cirúrgico, dos exames e toda a documentação vai ser avaliada por um médico regulador. E ele só irá no hospital já para a cirurgia. Então, essa iniciativa vai dar transparência, democratizar e agilizar muito o acesso do paciente à rede”, esclareceu o coordenador do Opera Paraíba, Adilson Júnior.

No Hospital de Clínicas, a população de Campina Grande já consegue fazer a marcação direta dos procedimentos por meio da Central de Agendamentos da unidade, que dispõe de um telefone fixo, um número para mensagens por aplicativo e um e-mail.

“A Central de Agendamentos do HC tem dado super certo. O atendimento foi facilitado para o paciente, que não precisa mais esperar tanto tempo para conseguir realizar sua cirurgia. E é isso que pretendemos daqui para frente, diminuir cada vez mais o tempo de espera na fila. Com o site, vai agilizar bastante,” disse o diretor-geral do Hospital de Clínicas, Jhony Bezerra.

No HC, que virou a referência para o Opera Paraíba, já foram registradas mais de 2 mil cirurgias. A unidade realiza procedimentos de forma permanente, todos os dias da semana.

Após a implantação do sistema em todo o estado, além da inscrição no programa por meio do site, o cidadão poderá continuar a marcar os procedimentos, através de encaminhamentos nas secretarias de saúde dos municípios.