Notícias

Oficinas psicopedagógicas colaboram com tratamento de crianças no Trauma-CG

publicado: 28/01/2020 16h50, última modificação: 28/01/2020 16h50
1 | 2
2 | 2
ses tratamento de criancas do trauma cg inclui oficinas de psicopedagogia (2).jpg
ses tratamento de criancas do trauma cg inclui oficinas de psicopedagogia (1).jpg

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, está realizando oficinas psicopedagógicas para as crianças internadas no setor pediátrico nos meses de janeiro e fevereiro. 

O trabalho está sendo desenvolvido na brinquedoteca da unidade de saúde e estão sendo utilizados livros de histórias, jogos (quebra-cabeças, de encaixes, de memória, de raciocínio matemático, etc.), brinquedos (bolas, bonecas, carrinhos, etc.), fantoches e massa de modelar.

De acordo com o coordenador do Centro de Estudos, Capacitações e Estágios do Trauma de Campina Grande, psicólogo Moises André de Lima, o objetivo é oferecer aos pacientes internos na pediatria a interação, socialização e desenvolvimento dos processos psicomotores e cognitivos por meio de técnicas psicopedagógicas.

Segundo o psicólogo, a oficina também traz benefícios aos pais, que se sentem confortados em ver suas crianças doentes se divertindo. Ocorre a melhora da interação entre pais e filhos e, além disso, os pais deslocam o foco do pensamento para algo além da doença.

Para a funcionária pública Elizabeth Neres, que está com seu neto de seis anos internado devido a uma fratura no braço, esse é um trabalho muito válido, pois proporciona lazer e distrai um pouco a criançada fazendo se sentir em sua própria casa.