Oficinas preparam e fortalecem vigilância e resposta a emergências na Paraíba

publicado: 14/05/2024 17h54, última modificação: 14/05/2024 17h54
Oficina Misnistéria da Saúde (2).jpeg
Oficina Misnistéria da Saúde (1).jpeg
Oficina Misnistéria da Saúde (3).jpeg
Oficina Misnistéria da Saúde (4).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Departamento de Emergências em Saúde Pública (Demsp), deu início nesta terça-feira às Oficinas de Preparação, Vigilância e Resposta a Emergências em Saúde Pública, com o intuito de promover ações integradas entre os setores da vigilância em saúde. A agenda, que aconteceu no auditório do Hotel Manaíra, seguirá até esta quinta-feira (16). Participaram da abertura o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e representantes de vigilâncias municipais.

O evento tem o objetivo de fortalecer a Vigilância em Saúde no Estado da Paraíba, por meio da integração de todas as instituições, setores e áreas técnicas que atuam nas ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública. A iniciativa visa aprimorar as práticas de detecção, notificação, investigação e resposta aos eventos e agravos de saúde pública no estado. Além disso, as oficinas serão desenvolvidas considerando os pontos fortes e de atenção nos eixos de preparação, vigilância e resposta às emergências.

A assessora técnico-científica do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Raquel Proença, destacou a seriedade da preparação e do planejamento na resposta a emergências, enfatizando as lições aprendidas durante a Covid-19. Ela esclareceu que, após a pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que países mais bem preparados tiveram respostas melhores e mais rápidas e ressaltou que a saúde é uma responsabilidade de todos, não apenas do setor de saúde. "Durante as lições da Covid, percebemos que muitas vezes focamos apenas no setor de saúde. No entanto, em emergências de grande magnitude, o setor de saúde sozinho não consegue resolver todos os problemas," disse.

A programação do evento contou com palestras de diversos representantes do setor em nível municipal, estadual e nacional, incluindo Soraya Galdino, representando o Cosems, e Joelma Greicy, superintendente estadual do Ministério da Saúde da Paraíba.

"Agradecemos a participação do Ministério da Saúde e das equipes da Rede Sieves, da Defesa Civil, da Anvisa, do Cosems e da equipe do DSEI. Essas parcerias são fundamentais para fortalecer a resposta de emergência e saúde pública na Paraíba," afirmou a secretária executiva de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, que também reforçou a importância da participação do Ministério da Saúde e dos mais de 42 núcleos de vigilância epidemiológica presentes nos hospitais do estado.

Além disso, ela explica que a vigilância em saúde está presente em várias frentes, incluindo UPAs e policlínicas, e apontou a necessidade de uma rede forte e integrada para enfrentar emergências. A secretária sublinhou ainda que, após o recente desastre no Rio Grande do Sul, é crucial estar preparado para os agravos que podem surgir após a inundação, evidenciando a importância de um sistema de saúde bem estruturado e preparado para responder a tais situações.

Para as discussões, é recomendada a participação de profissionais das diversas frentes de trabalho que envolvem ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública, incluindo Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Laboratorial, Ambiental, Saúde dos Trabalhadores, Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Assistência em Saúde. Destaca-se a importância da presença de representantes dos pontos focais estaduais do Vigidesastres, coordenadores dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) nos diferentes níveis de gestão do SUS, e coordenadores dos núcleos de vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh).