Oficina Ortopédica da Funad distribui cadeiras de rodas e acessórios de adaptação

publicado: 06/08/2024 12h31, última modificação: 06/08/2024 12h31

A Oficina Ortopédica da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) realiza a distribuição de cadeiras de roda, de banho e acessórios de adaptação. Ao todo, serão distribuídas 420 unidades, em três etapas. A primeira vai contemplar 95 pessoas com deficiência. Para ter acesso ao benefício, a pessoa precisa ter laudo do SUS, com CID válido, Cartão Nacional de Saúde (SUS) e CPF. O encaminhamento deve ser feito pela rede de atenção básica de saúde em todo o estado.

A Paraíba é dividida em três regiões de saúde, portanto, esses pontos vão servir de referência para que as PCD's busquem a aquisição. São eles: a Oficina Ortopédica, localizada na Funad, Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (Nadpd), em Campina Grande e CER 4, em Sousa. Esses serviços serão os responsáveis pelos encaminhamentos. O processo é simples. É feita a prescrição da cadeira de forma personalizada, com todas as medidas do solicitante. A Oficina Ortopédica solicita a cadeira ou acessório à empresa credenciada e, no máximo em 60 dias, o equipamento é entregue.

A prioridade para dispensação da cadeira ou acessório é para pessoas em estado de vulnerabilidade social ou que não possuem cadeira de rodas. Até setembro, todo o primeiro lote deve ser entregue. Os demais serão dispensados conforme as demandas. Segundo Júnio Alves, coordenador da Oficina, a distribuição é importante. “A política nacional de tecnologia assistiva visa regionalizar esse atendimento e a Paraíba desponta como um dos estados que estão avançando nesse segmento”, observou.

Segundo Simone Jordão, presidente da Funad, essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo da Paraíba com a pessoa com deficiência. “O Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente para fortalecer políticas públicas que visam acessibilidade, garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e desde a construção da Oficina Ortopédica, a Paraíba tem recebido os benefícios por essa ação. Essa distribuição é resultado do esforço concentrado da Secretaria da Saúde/Funad, numa prova de que ela veio para respaldar e beneficiar quem precisa desses equipamentos. Essa é a missão da Oficina e estamos trabalhando diariamente para que esses direitos sejam garantidos”, destacou.