Notícias

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

publicado: 10/01/2025 17h09, última modificação: 10/01/2025 17h09
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2025-01-10 at 15.13.47.jpeg
WhatsApp Image 2025-01-10 at 15.13.48 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-01-10 at 15.13.45.jpeg
WhatsApp Image 2025-01-10 at 15.13.46.jpeg

A mudança de endereço do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) de Campina Grande vem conquistando a satisfação dos usuários da unidade. O novo prédio, localizado à Rua Tavares Cavalcante, nº176, no centro da cidade, foi inaugurado no mês de dezembro. Anteriormente, os serviços eram executados na mesma instalação onde funciona a 3ª Gerência Regional de Saúde, na Rua Eutécia Vital do Rego, 390, bairro do Catolé.

A nova estrutura é climatizada e teve um investimento do Governo do Estado de R$ 171 mil. A obra contemplou ambientes de dispensação, atendimento médico, rede de frio, sala de espera para os pacientes, banheiros acessíveis, setor de cadastro, coordenação, avaliação, copa, Departamento de Manutenção e Limpeza, Central de Abastecimento Farmacêutico, administração, recursos humanos, hemodiálise e telefonia, e adequações necessárias para o pleno funcionamento do espaço.

O serviço oferta, no momento, 230 medicamentos para condições clínicas preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade Campina Grande tem cadastrados, atualmente, cerca de 30 mil usuários compreendidos entre os 41 municípios que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde. Por dia, o local recebe uma média de 700 pessoas.

A administradora Eliane Tavares, residente em Campina Grande, é uma das usuárias do Cedmex há três anos e realiza a retirada mensal de medicamentos para problemas cardíacos, assim como para a irmã, que é portadora de Mal de Alzheimer e Parkinson. “No outro prédio tinha uma certa dificuldade, mas agora melhorou muito, e acredito que vai melhorar ainda mais. Esse é um serviço importantíssimo na nossa vida, especialmente na parte financeira. Imagina tirar todo mês R$ 250,00 de um salário mínimo para comprar medicação. Por isso o Cedmex é fundamental para a população, que recebe até medicação de alto custo,” comentou.

A diretora da unidade Campina Grande, Priscila Freire, destacou a celeridade nos atendimentos após a mudança de endereço. “Na nova estrutura, conseguimos aumentar a quantidade de espaços de atendimentos e dobramos o número de funcionários, reduzindo assim o tempo permanência do usuário aqui na unidade. Mesmo com uma grande quantidade de pessoas que chegam aqui todos os dias, o atendimento tem fluído muito bem, registrando apenas uma concentração maior no início da manhã, porém rapidamente solucionado com o direcionamento do público para os setores específicos,” pontuou.

Os medicamentos disponíveis no Cedmex são fornecidos pelo Governo Federal, pelo Estado e por recursos próprios. Para ter acesso aos medicamentos, é necessário realizar o cadastro em uma das unidades autorizadas e apresentar os documentos solicitados.

Entre os serviços ofertados destacam-se a realização de cadastros, validação de laudos e receitas médicas, e a dispensação de medicamentos.

O acesso a todas as informações sobre medicamento, doenças, medicação e documentos que são necessários para o cadastro no serviço é por meio do Portal da Cidadania, no  https://portaldacidadania.pb.gov.br/Saude/Saude/Cedmex/ListarMedicamentos