Notícias

No Recife: vice-governador visita Porto Digital e reforça compromisso com o fortalecimento do ecossistema de inovação paraibano

publicado: 21/08/2023 21h19, última modificação: 21/08/2023 21h20
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
PHOTO-2023-08-21-20-42-50.jpg
PHOTO-2023-08-21-20-42-49 (1).jpg
PHOTO-2023-08-21-20-42-49.jpg
PHOTO-2023-08-21-20-42-45.jpg

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda, nesta segunda-feira (21), no Recife (PE). Na ocasião, ele visitou o Porto Digital, considerado o maior parque tecnológico urbano do Brasil. Acompanhado pela diretora do Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira, e pelo subcoordenador do Centro de Inovação do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, o vice-governador teve a oportunidade de explorar o ambiente inovador e se inspirar em iniciativas que fortalecem o ecossistema de inovação.

Durante o encontro, que contou ainda com a presença de Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, e Johnny Laranjeira, superintendente de Negócios, a comitiva paraibana pôde aprofundar o entendimento das práticas e estratégias que fazem do Porto Digital um centro de excelência em inovação e dialogar sobre a importância de promover parcerias interinstitucionais para impulsionar a inovação.

Com mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos governamentais, o Porto Digital abriga uma rede de mais de 17 mil profissionais e empreendedores, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e econômico da Região.

“O Porto Digital é um exemplo inspirador de como um ambiente de inovação pode transformar a economia. Ao visitar esse parque tecnológico de referência, buscamos absorver insights valiosos para fortalecer o ecossistema de inovação também em nosso estado”, afirmou Lucas Ribeiro.

Ainda conforme o vice-governador, a Paraíba vem se destacando no cenário da inovação, com iniciativas que promovem o avanço tecnológico e o desenvolvimento econômico. “Temos o Parque Tecnológico da Paraíba e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba [Fapesq], ambos em Campina Grande, ambientes que desempenham um papel fundamental, reunindo empresas, universidades e financia projetos de pesquisa e inovação em diversas áreas”.

Outro exemplo citado pelo vice-governador foi o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, que está sendo construído no antigo Colégio das Neves, em João Pessoa. Com um investimento de R$ 9 milhões em obras de revitalização, o Parque irá oferecer espaços para empresas âncoras, recepção interativa, áreas de conhecimento, espaços de coworking, laboratórios makers, incubadoras e aceleradoras, entre outros recursos.

Além da visita ao Porto Digital, o vice-governador Lucas Ribeiro e equipe também estiveram na Casa Zero, espaço sociocultural que representa uma parceria público-privada inovadora. A Casa Zero, parte da Rede Muda Mundo e da holding "Transforma Brasil", oferece cursos gratuitos em colaboração com empresas investidoras, visando a transformação positiva das vidas por meio da educação e da capacitação.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimentos. “A visita do vice-governador Lucas Ribeiro é um passo significativo para estreitar os laços entre os ecossistemas de inovação de Pernambuco e da Paraíba. A colaboração mútua é essencial para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico, criando um ambiente propício para o surgimento de ideias transformadoras”, observou.