Notícias

Nesta terça-feira: Cine Bangüê exibe o longa ‘Sueño Florianópolis’

publicado: 11/03/2019 11h00, última modificação: 11/03/2019 11h01
sueno florianopolis.jpg

- Foto: Divulgação

A rivalidade entre brasileiros e argentinos pode ir além dos gramados... É isso o que mostra o longa-metragem ‘Sueño Florianópolis’, da cineasta argentina Ana Katz. O filme será exibido nesta terça-feira (12), a partir das 18h30, no Cine Bangüê, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa.

Escrito e dirigido por Katz, o longa aborda a história de um casal que decide viajar com os filhos para a capital catarinense, a fim de se reconectar entre si. O filme conta com a presença dos atores Andréa Beltrão, Caio Horowicz, Marco Ricca, Mercedes Morán, Manuela Martinez e Joaquin Garzon. A distribuição é do projeto Sessão Vitrine Petrobras.

O filme foi todo rodado em Florianópolis, em gravações que duraram quatro semanas – uma delas na Barra da Lagoa e outras três na praia do Matadeiro. Antes de estrear no circuito brasileiro, a passagem internacional do longa-metragem já rendeu algumas premiações.
‘Sueño Florianópolis’ passou pelo Festival de Toronto, Festival de San Sebastian, London Film Festival e o Festival de Mar del Plata, além de conquistar prêmios de melhor atriz, especial do júri e crítica internacional no Karlovy Vary International Film Festival.

O longa tem um tom um pouco autobiográfico, uma vez que Ana Katz – que costumava passar as férias de infância no Brasil - usou muito de suas memórias afetivas na construção do longa. A história se passa no Verão de 1990. Pedro (Gustavo Garzón) e Lucrécia (Mercedes Morán), separados após 22 anos de casamento, decidem viajar de férias com seus dois filhos adolescentes rumo ao litoral Sul do Brasil.

Motivados pelo câmbio favorável, caem na estrada em um Renault 12, sem ar-condicionado, e viajam 1.750 km até Florianópolis (SC). Juntos, porém separados, conhecem Marco (Marco Ricca) e Larissa (Andrea Beltrão). Pouco a pouco vão descobrindo qual é o sonho de cada um. Longa-metragem foi lançado em julho do ano passado e tem Daniel Katz como co-roteirista.

Ana Katz estreou como diretora em 2002 com o filme ‘A dança das cadeiras’. Também dirigiu ‘Os Marziano’, em 2011, e ‘Uma noiva errante’, em 2006. Antes de dirigir Sueño Florianópolis’, ela esteve à frente de ‘Minha Amiga do Parque’, em 2014.

Ela também tem uma trajetória como atriz, tendo atuado em ‘Nossos filhos’ (2016), ‘Kiki - Os segredos do desejo (2015), ‘Minha amiga do parque’ (2014), ‘O crítico’ (2013), ‘Uma noiva errante’ (2006), ‘Whisky’ (2003) e ‘A dança das cadeiras’ (2002).