Notícias
Nesta quinta-feira: Programação especial marca Dia Nacional do Escritor na FCJA
Com uma programação marcada por homenagem, palestras e lançamento da Campanha Esqueça um Livro, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) fará a terceira edição do evento que comemora o Dia Nacional do Escritor, nesta quinta-feira (25). Na ocasião será homenageada a escritora Neide Medeiros Santos.
A programação inicia às 9h com abertura da presidente da FCJA, professora Viviane Vieira Coutinho, com a participação especial da homenageada, que falará sobre “Minhas experiências com a Literatura” e será apresentada pela professora Janete Lins Rodriguez. A seguir, o jornalista e escritor William Costa mediará as participações do presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), Luiz Augusto de Paiva, que falará sobre a entidade, e o acadêmico Hildeberto Barbosa falará sobre “O que é ser escritor”.
Campanha – Na ocasião será lançada a Campanha Esqueça um livro. O objetivo é o de estimular o interesse das pessoas pela leitura e incentivar o desapego a obras já lidas e fora de uso pessoal, contribuindo com o processo de circulação de livros usados para promover o hábito da leitura, por meio de trocas e distribuição.
Perfil – A homenageada Neide Medeiros Santos nasceu em Jardim do Seridó (RN). Ainda criança, mudou-se para Campina Grande, posteriormente para João Pessoa, onde reside atualmente. É graduada em Letras, com mestrado (UFPE) e doutorado (UNESP) na área de Teoria da Literatura. Foi professora de Teoria Literária e de Crítica Literária na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora de Teoria Literária e Literatura Infantil da Universidade Federal da Paraíba no curso de Letras e no Mestrado em Biblioteconomia, tendo orientado quatro dissertações. Pertence à União Brasileira de Escritores (UBE/PB) e à Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba (AFLAP).
Com a professora Maria do Socorro Silva de Aragão e a arquivista Ana Isabel de Souza Leão Andrade desenvolveu pesquisas sobre Augusto dos Anjos e José Américo de Almeida, tendo publicado os seguintes livros. Em coautoria: Memorial Augusto dos Anjos: uma visita guiada (2008), Memorial Augusto dos Anjos: um roteiro cultural e poético (2008), Augusto dos Anjos: uma biobibliografia (2008), Conversando sobre Augusto dos Anjos: uma história oral (2009), Augusto dos Anjos em imagens: uma fotobiografia (2010) e José Américo de Almeida: uma fotobiografia (2014).
Com a professora Marinalva Freire da Silva, organizou as coletâneas: Assim se faz literatura... (2013) e Na tessitura do texto (2015). Com a professora e jornalista Yolanda Limeira, organizou as coletâneas Memórias rendilhadas: vozes femininas e Confesso que li.
É autora, entre outros livros de: Guriatã: uma viagem mítica ao “país-paraíso”, Livros à espera do leitor, Autores e livros em contraponto. Para o público infantil, publicou Epitácio Pessoa em quadrinhos (2015), Vidal de Negreiros em quadrinhos (2016) e “Eudésia Vieira” em quadrinhos (2017). É colunista do jornal Contraponto há dez anos, sendo responsável pela coluna Livros&Literatura. É resenhista do catálogo da Feira de Bolonha, Itália. É leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) desde 2001.