Notícias

Mutirão da Sudema licencia agricultores para obtenção da Tarifa Verde

publicado: 11/10/2019 16h21, última modificação: 11/10/2019 16h21

Uma equipe da Sudema está no município de Sousa para licenciar os agricultores da região para obtenção de descontos na conta de energia, por meio da Tarifa Verde. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, na sede do Centro Administrativo.

Segundo a chefe da Divisão de Atendimento (Diat) da Sudema, Rosana Albuquerque, a licença é necessária para que os agricultores possam dar entrada na Tarifa Verde junto à Energisa. “Com toda a documentação regular e a guia paga, a Diretoria Técnica da Sudema gera uma declaração com a qual o agricultor se dirige à Energisa e consegue a Tarifa Verde”, explicou. Para os agricultores cadastrados no Pronaf, Incra ou DAP, a taxa a ser paga à Sudema é de R$ 50,63.

“Muitos desses agricultores, especialmente os de baixa renda, têm dificuldade de se deslocar para João Pessoa, Campina Grande ou Patos. Por essa razão, a Sudema está fazendo esse trabalho no sertão do estado, para facilitar e garantir o benefício a essas pessoas”, acrescentou Rosana. A equipe conta ainda com os servidores Dimitre Nascimento e Danilo Augusto, da Diat.

A partir da próxima semana, a equipe estará nos municípios de Cajazeiras, Marizópolis e Vieirópolis. A ação em Sousa também continuará até o dia 30 deste mês.

Para obter o licenciamento da Sudema, os agricultores devem apresentar a seguinte documentação:

1) Formulário de requerimento;
2) Guia de recolhimento quitada;
3) Cópia de comprovação de titularidade (escritura, posse ou cessão de uso);
4) Cadastro Ambiental Rural (CAR);
5) Declaração de abastecimento de água ou registro de outorga da Aesa;
6) Cópias de RG, CPF e comprovante de residência;
7) Inscrição no Incra, Pronaf ou DAP (para agricultores de baixa renda).