Notícias

Música de compositor mexicano abre concerto da Orquestra Sinfônica Jovem

publicado: 05/11/2019 10h25, última modificação: 05/11/2019 10h28
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
05_11_19 Música de compositor mexicano abre concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba_fotos Thercles Silva (3).jpg
05_11_19 Música de compositor mexicano abre concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba_fotos Thercles Silva (2).jpg
05_11_19 Música de compositor mexicano abre concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba_fotos Thercles Silva (1).jpg
05_11_19 Música de compositor mexicano abre concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba_fotos Thercles Silva (5).jpg
05_11_19 Música de compositor mexicano abre concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba_fotos Thercles Silva (6).jpg

Uma música de Silvestre Revueltas, considerado o mais influente compositor de nacionalidade mexicana, vai abrir o 8º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba nesta quinta-feira (7), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita. O concerto tem regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação da violinista da OSJPB, Júlia Fernandes, como solista.
A primeira música executada no concerto, de Silvestre Revueltas (1899-1940), compositor modernista de música sinfônica da primeira metade do Século XX, é “Janitzio, R 36”. Em seguida, os jovens músicos vão executar “Rondó em Lá Maior para Violino e Orquestra, D. 438”, de Franz Schubert (1797-1828), compositor austríaco do fim do classicismo, com Júlia Fernandes como solista.
A obra de Camille Saint-Säens (1835-1921), compositor francês da Era Romântica, vai estar representada no programa deste concerto pela “Suíte Algeriana para Orquestra, Op. 60 (Prelúdio, Rapsódia Mauresca, Sonho Noturno e Marcha Militar Francesa)”, e  a do americano Leonard Bernstein (1918-1990) pela Seleção de “West SideStory”  (arranjo de Frederick Müller).  
“Nós estamos com uma boa expectativa sobre o concerto da sinfônica jovem, o 8º concerto oficial. Estamos trazendo para o público três obras que serão tocadas pela primeira vez”, disse o maestro. “Se trata da obra Janitzio, de Silvestre Revueltas, compositor mexicano; a obra para uma solista de violino e orquestra de cordas, de Franz Schubert, onde apresentaremos Júlia Fernandes como solista, que é uma das integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem, e a Suíte Algeriana, de Camille Saint-Säens, que fala exatamente das impressões que ele, como um francês, tinha sobre a Argélia”, explicou.
Durier lembrou que a ideia da sinfônica jovem é fazer um repertório que a orquestra toque com qualidade, com boa técnica, e também apresente para a população um repertório que o público não teve ainda a oportunidade de escutar, nem em sala de concerto e nem através de CDs ou gravações no You Tube. “E nós encerraremos o concerto com uma música de trilha sonora de cinema, que sempre agrada o público, que é uma seleção de Seleção de “West SideStory”, de Bernstein”, concluiu.
Próximos Concertos - A temporada 2019 conta com mais duas apresentações oficiais da Orquestra Sinfônica Jovem: nos dias 5 de dezembro, no Espaço Cultural, e 19 de dezembro, que será o Concerto de Natal, na Catedral Metropolitana. Já a Orquestra Sinfônica da Paraíba terá três concertos: dias 14 de novembro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira; 21 de novembro, na Igreja de Santana, no Bairro Funcionários II, em João Pessoa, e 12 de dezembro, novamente no Espaço Cultural.
Solista
Júlia Fernandes nasceu em João Pessoa (PB), mas iniciou os estudos de violino no Centro Cultural Naec, na cidade de Eusébio, no Ceará, aos 9 anos de idade. Participou da Orquestra de Câmara do Naec e em 2013, aos 10 anos, tornou-se integrante da Orquestra Infantil do Estado da Paraíba (OIEPB), sob a regência da maestrina Norma Romano. No mesmo ano, ingressou no curso de extensão da UFPB, com a professora doutora Sandra Aquino, que continua sendo sua orientadora. Participou de festivais como Eleazar de Carvalho, no Ceará; Festival Virtuosi de Gravatá, em Pernambuco; Festival Música nas Montanhas, em Minas Gerais; Festival Música na Serra, em Santa Catarina; além do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa e do Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB. Em 2017, ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), onde continua atuando, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier.         
O regente
Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.
Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.
Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.
No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar, e no ano passado, o também paraibano Chico César foi o destaque. No último dia 5 de agosto, o concerto em homenagem aos 434 anos de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

Serviço
8º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Regente: Luiz Carlos Durier
Solista:  Júlia Fernandes
Dia: 07/11/2019 (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural
Entrada gratuita