Museu José Lins do Rêgo abre exposição ‘12 mulheres brasileiras que fizeram história’

publicado: 11/03/2020 11h19, última modificação: 11/03/2020 11h19
11_03_2020 Museu José Lins do Rêgo (1).jpg
11_03_2020 Museu José Lins do Rêgo (2).jpg
11_03_2020 Museu José Lins do Rêgo (3).jpg

O Museu José Lins do Rêgo, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, abre – nesta quinta-feira (12) a exposição ‘12 mulheres que fizeram história’, da artista plástica Neide Medeiros Santos.

A mostra pode ser vista até o próximo dia 20 e faz parte da programação do Mês da Mulher, uma série de eventos realizados pelo Governo do Estado, através da Funesc e da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana.

São 12 obras em acrílica aquarelada sobre papel cansontelado. Obras destacam 12 mulheres brasileiras (sendo quatro paraibanas) que se destacaram em diversas áreas de atuação, das artes à psiquiatria

Estão na lista Auta de Souza, Bertha Lutz, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Nise da Silveira, Raquel de Queiroz, Tarsila do Amaral e Maria Firmina dos Reis. As quatro paraibanas são Amelinha Theorga, Anayde Beiriz, Eudésia Vieira e Violeta Formiga.

Conforme Neide, as obras começaram a ser feitas em 2018 e foram concluídas ano passado. “São todas mulheres à frente de seu tempo e que contribuíram para as nossas conquistas”, disse Neide.

Ela contou que as escolhas não foram fáceis e explicou que as cores para cada obra não são aleatórias. “A obra para Amelinha, por exemplo, é azul porque ela era conhecida como a paisagista do mar”.

A artista

Neide Medeiros Santos é de Jardim do Seridó (RN), mas está radicada na Paraíba há muitas décadas. Ela foi aluna de Cremilson Soares, Cristina Strapação e Miguel Bertollo. Entre suas exposições estão ‘A criança e a leitura’, ‘Casarios antigos de João Pessoa’ e ‘Janelas do mundo’.

Ela tem formação em Letras e pós-graduação pela UFPE e UNESP/Car. Foi professora da UFAL, UFPE e UFPB. Escreveu livros na área de teoria literária e literatura infantil. É integrante da Academia Feminina Paraibana de Letras (tendo como patrona Violeta Formiga).

Neide é Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1999), e tem Mestrado em Teoria da Literatura pela UFPE (1981). Ela é graduada em Letras pela Universidade Regional do Nordeste.

Além de livros publicados na área de leitura e literatura infantil, é pesquisadora do Fundo de Incentivo à Cultura - FIC/PB, tendo publicado livros sobre Augusto dos Anjos e José Américo de Almeida.