Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa participa da Semana Nacional de Museus com exposição sobre labirinto

publicado: 13/05/2024 18h27, última modificação: 13/05/2024 18h27
WhatsApp Image 2024-05-13 at 15.57.52 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-05-13 at 15.57.52.jpeg

O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa participa, a partir desta segunda-feira (13), da 22ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) até o próximo domingo (19). No entanto, a exposição paraibana, que tem como tema o labirinto, ficará aberta até o dia 30 de junho.

Já a 22ª Semana Nacional dos Museus tem como tema "Museus — Educação e Pesquisa". E é neste contexto que o Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa participa com a exposição "Labirinto — Bordado que Une Gerações", com visitas guiadas, mostrando o passo a passo desta riqueza artesanal que está presente na região do Agreste do Estado.

A presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, enfatizou que a participação do Museu do Artesanato Paraibano na Semana Nacional dos Museus é mais uma oportunidade de divulgação para o segmento. "O nosso artesão vive um grande momento, e essa participação na Semana Nacional de Museus é mais uma janela de divulgação para o nosso artesanato. É o momento de todos os paraibanos, de todos os brasileiros conhecerem ainda mais sobre a riqueza artesanal paraibana através do labirinto", comentou.

Já o diretor do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Fábio Morais, ressaltou que a participação na Semana Nacional de Museus mostra a importância que o equipamento conquistou em tão pouco tempo. "Mostra, acima de tudo, que temos um projeto sólido, que atende aos fundamentos do Ibram, principalmente no tocante à educação", acrescentou.

Comemoração também da gestora do PAP, Marielza Rodriguez. "É o nosso artesanato mais uma vez com esta grande janela de divulgação. É o reconhecimento de que a riqueza artesanal paraibana, reconhecida como autêntica pela Unesco, é sólida. Ficamos muito felizes", disse.

A designer Lu Azevedo explicou que a exposição no Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa é resultado de um projeto que busca valorizar o labirinto no Estado e que conta com a parceria do Programa do Artesanato Paraibano. "Eu tenho uma empresa, a Morada, que trabalha com o bordado labirinto e, desde o ano passado, a gente vem trabalhando um projeto chamado 'Labirintos do Agreste Paraibano', que busca ampliar o número de mulheres que se dedicam ao labirinto, já que muitas dessas mulheres sabem fazer o labirinto, mas isso vinha se perdendo porque não era rentável. Esse projeto se fortaleceu quando foi firmada uma parceria com o Programa do Artesanato e o Sebrae-PB. O que culminou nessa coleção que foi desenhada por mim, com cores fortes e que está nesta exposição", contou.

Quem visitar a exposição, vai conhecer verdadeiras obras de arte, como as peças da labirinteira de Riachão do Bacamarte Terezinha Matias. "Mesmo que as nossas peças já sejam conhecidas lá fora, é sempre uma satisfação participar de uma exposição como essa, que está dentro de um evento nacional. Só tempo a agradecer por toda essa divulgação", disse.

Para o Ibram, os museus promovem a educação e a pesquisa, duas importantes ferramentas de desenvolvimento pessoal, promovendo um ambiente enriquecidor àqueles que visitam e conhecem o acervos desses espaços.

Na Paraíba, os visitantes, além do labirinto, terão a oportunidade de conhecer todo o acervo do Museu do Artesanato Paraibano, localizado na Praça da Independência, n° 56, no Centro de João Pessoa. As visitas ocorrem das 9h às 17h, na Sala de Exposição Mestra Zefinha de Pitimbu, de terça a domingo.