Movimento #SeLigaNoEnemPB promove revisão nesta quarta-feira nas 14 Gerências Regionais

publicado: 30/10/2018 00h00, última modificação: 09/05/2019 10h35
DiegoNóbrega-Se-liga-no-ENEM-PB-10_ENTREVISTADA-MARIA-GABRIELA.jpg

A Secretaria de Educação do Estado realiza, nesta quarta-feira (31), o ‘#SeLigaNoEnemPB – Revisão’ em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento vai acontecer simultaneamente nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), das 13h às 17h, revisando as disciplinas de Humanas, Linguagens e Educação Emocional. Em João Pessoa as aulas serão no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira. As provas do Enem acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro

Outros exemplos de locais que realizarão a revisão são Catolé do Rocha, na Escola Cidadã Integral Obdulia Dantas, Patos, no Fórum Ernany Sátiro, e Itaporanga, no auditório da sede da GRE. A programação da reta final para o Exame foi organizada em reunião entre a Secretaria, gerentes e equipes pedagógicas da 14 GREs com o intuito de preparar, apoiar e fornecer orientações para os alunos.

Com o objetivo de motivar e acompanhar os estudantes da Rede Estadual de Ensino nos estudos para o Enem, a Secretaria de Educação do Estado está focada desde maio na preparação dos estudantes por meio do movimento Se Liga no Enem e o programa PBVEST. A primeira etapa do Se Liga no Enem aconteceu de maio a julho em sete cidades da Paraíba: João Pessoa, Campina Grande Itaporanga, Cuité, Monteiro e São Bento e Itabaiana, reunindo mais de cinco mil alunos. Na segunda etapa, o evento foi realizado no mês de setembro em oito cidades: João Pessoa, Guarabira, Mamanguape, Patos, Sousa, Cajazeiras, Condado e Princesa Isabel, concentrando mais de 4.200 alunos.

O Programa de Pré-Vestibular Social do Governo da Paraíba traz um curso preparatório para o Enem com 8 mil alunos matriculados, material didático específico de revisão e plataforma de estudos disponível aos estudantes.Nos últimos sete anos de existência já colocou mais de cinco mil alunos na Universidade, em todos os cursos, inclusive nos mais concorridos como: Medicina, Direito, Engenharia Elétrica, Computação, Engenharia Civil, entre outros.

A Paraíba superou o percentual do Nordeste de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 de alunos concluintes da Rede Estadual de Ensino. O estado registrou média de inscritos de 35%, enquanto o Nordeste a média geral de 33%. As Escolas Cidadãs Integrais superaram o número do ano passado de 79% de inscritos e alcançou esse ano 91%. Em 2017 a Rede Estadual de Ensino teve 1.794 aprovações, sendo 240 entre os cinco primeiros lugares e 67 alunos aprovados em primeiro lugar para curso como Letras, Administração, Direito, Enfermagem e Medicina.