Notícias

Monitoramento ambiental da Aesa é destaque no 3º Painel de Mudanças Climáticas

publicado: 23/09/2024 10h36, última modificação: 23/09/2024 10h36
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
DSC01608.jpg
DSC01623.jpg
DSC01624.jpg
DSC01626.jpg
DSC01612.jpg
DSC01622.jpg

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) foi um dos destaques do 3º Painel Paraibano de Mudanças Climáticas, realizado na quinta (19) e sexta-feira (20) na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. O evento, promovido pelo Governo da Paraíba, contou com a participação de gestores, pesquisadores e especialistas de diversas áreas. Representando a Aesa, o subgerente de Eventos Extremos, Lindenberg da Silva, e o subgerente de Monitoramento Qualiquantitativo, Wellington Barbosa, apresentaram os avanços no monitoramento das variáveis ambientais no estado da Paraíba.

Embora inicialmente estivesse programada uma palestra sobre os impactos da seca e ações de resiliência, a equipe da Aesa precisou adaptar o tema da apresentação minutos antes de começar. “Tivemos que ajustar nosso tema, mas isso nos deu a oportunidade de mostrar o quanto estamos avançando na coleta de dados meteorológicos automáticos em toda a Paraíba”, afirmou Lindenberg Lucena.

Na apresentação, Lindenberg destacou a importância das 96 estações meteorológicas automáticas instaladas em várias regiões do estado. “Essas estações monitoram diversas variáveis, como temperatura, umidade relativa do ar, radiação solar, direção e velocidade do vento, além da precipitação e da umidade e temperatura do solo em quatro profundidades”, explicou ele, reforçando que essas medições são fundamentais para a agricultura e para o combate aos efeitos das mudanças climáticas.

Wellington Antônio Barbosa, por sua vez, enfatizou a relevância do monitoramento da quantidade de água nos açudes, um dos pilares da Aesa. “Apresentamos dados sobre as condições dos reservatórios e a situação pluviométrica. A aceitação foi excelente, e o interesse pelo nosso trabalho foi grande, especialmente no que diz respeito ao monitoramento das estações automáticas e do Projeto de Integração do Rio São Francisco [PISF]”, comentou Barbosa.

Organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o evento teve quatro etapas, incluindo encontros regionais em Sousa, Monteiro e Campina Grande, e culminou em João Pessoa nos dias 19 e 20 de setembro, coincidindo propositalmente com o Dia Estadual de Conscientização Sobre Mudanças Climáticas.

Simone Porfirio, organizadora do painel, destacou a importância do evento para a formulação de ações sustentáveis no estado. “Esse encontro é uma oportunidade anual para discutirmos soluções e atualizarmos o que está sendo feito para enfrentar os desafios climáticos na Paraíba”, ressaltou.