Notícias

Metropolitano destaca importância da amamentação para detectar cardiopatias

publicado: 20/08/2019 17h21, última modificação: 20/08/2019 17h21

Com a campanha do Agosto Dourado, que incentiva e valoriza ações de apoio à amamentação, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, especialista no tratamento de cardiopatias de média e alta complexidade, traz um alerta às mães para que, por meio da amamentação, possam identificar sinais e sintomas de patologia cardíaca, que nem sempre é detectada nos exames no período gestacional, pois alguns bebês só apresentam sintomas, após o nascimento.

De acordo com Lara Dantas, coordenadora da Cardiologia Pediátrica da unidade de saúde, no ato da amamentação pode-se identificar alguns sinais e sintomas relacionados à cardiopatia.  “Ao amamentar, a mãe pode observar se o bebê apresenta cansaço, longas pausas, sudorese excessiva (muito suor) na cabeça, e até cianose (lábios roxos). Tudo isso pode estar relacionado com algum sintoma de cardiopatia, e a identificação serve para as mães buscarem um especialista, para realizar o tratamento adequado”, pontuou.

Ainda segundo a coordenadora, o ato do aleitamento materno, além de ser uma ferramenta importante para detectar uma cardiopatia, também auxilia no desenvolvimento da criança. “Quando a mãe busca por atendimento especializado, alguns bebês necessitam passar por um longo período de tratamento, para isso ficam internados em UTIs e durante esse tempo precisam ser alimentados pelo principal nutriente, o leite materno. Contudo, algumas mães não têm condições de amamentar essas crianças, por isso enfatizo a importância da doação de leite, que ajuda no tratamento e fortalecimento desses pequenos guerreiros” explicou.

O Hospital Metropolitano assiste crianças neonatas, que necessitam fundamentalmente de leite materno para sua nutrição, proteção e boa recuperação, para isso busca parceria com o Banco de Leite Humano Anita Cabral e ressalta a importância da doação de leite materno, como um ato de amor e cuidado pelo outro.

Agosto Dourado - simboliza uma campanha social pela maior conscientização quanto a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês.