Notícias

Método Canguru: Maternidade Frei Damião oferece assistência para bebês

publicado: 26/11/2019 12h28, última modificação: 26/11/2019 12h28

Dentro da sua rede de serviços que tem o objetivo de oferecer uma assistência cada vez mais eficiente e humanizada, a Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do estado, conta com o método Canguru que completa 40 anos de implantação nas maternidades brasileiras.

Entre os objetivos, o método possibilita um contato maior, entre mãe e bebê, além de oferecer um maior conforto e aumentar a participação da mãe no cuidado. “Sempre temos procurado implantar ações e serviços voltados para a humanização, conforto e qualidade no atendimento aos nossos pacientes”, afirmou a diretora Geral da maternidade Frei Damião, Selda Gomes.

A enfermeira Júlia Martins, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva da Frei Damião explica que o bebê considerado prematuro nasce com menos de 37 semanas. “Nessa hipótese, alguns órgãos não estão totalmente formados, a exemplo, dos pulmões e cérebro, o que requer uma assistência e internação hospitalar prolongada, para que o prematuro possa ganhar peso, crescer e mamar de forma adequada e o objetivo do Projeto Canguru é colaborar no desenvolvimento e recuperação do prematuro e entre os benefícios da assistência estão à melhoria no estado clínico, o conforto do bebê e maior vínculo entre a mãe, o prematuro e equipe”, destacou.

De acordo com a enfermeira, para ter acesso aos serviços ofertados o bebê prematuro precisa estar interno na unidade de saúde, apresentar quadro de saúde estável e condições de receber o método. Os procedimentos realizados sempre em acordo com as equipes multiprofissionais, compostas por médicos neonatologistas, enfermeiras intensivistas e neonatologistas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, além de outros profissionais presentes 24h por dia na unidade de saúde.