Maternidade Frei Damião recepciona médicos residentes com aula inaugural

publicado: 03/03/2020 16h20, última modificação: 03/03/2020 16h20
ses maternidade frei damiao recebe residentes de obstetricia ginecologista e enfermagem obstetra (2).jpg
ses maternidade frei damiao recebe residentes de obstetricia ginecologista e enfermagem obstetra (3).jpg
ses maternidade frei damiao recebe residentes de obstetricia ginecologista e enfermagem obstetra (5).jpg

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, realizou, na tarde dessa segunda feira (2), a aula inaugural dos Programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e em Enfermagem Obstétrica. Serão dois profissionais em Ginecologia e Obstetrícia e dois em Enfermagem Obstétrica, que permanecerão na unidade hospitalar por um período de dois anos.

“É com muito orgulho e, ao mesmo tempo, com muita responsabilidade que estamos recebendo esses novos profissionais que estão chegando para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos; e para que isso aconteça vamos oferecer o que há de melhor em nosso serviço, tanto na parte teórica como na prática, para que eles saiam daqui preparados para desenvolver as suas funções com qualidade e eficiência”, destacou a diretora geral da maternidade, Selda Gomes.

Os novos residentes foram recepcionados pelo Grupo de Teatro da Frei Damião e recebidos pela direção da unidade saúde a partir das 14h. Logo em seguida, foi realizada a apresentação técnica da maternidade e aconteceu uma Mesa Redonda sobre: Avanços e Desafios no Enfrenta- mento à Mortalidade Materna.

Ainda durante a programação, os profissionais receberam informações sobre " Redes de Atenção à Saúde", " Indicadores Hospitalar" , "Linhas de Cuidado na Gestação de Alto Risco e de Risco Habitual", além de uma explanação sobre: O Perfil do Residente da Maternidade Frei Damião. Houve ainda um momento de Integração, seguido de uma visita técnica, encerrando a programação.

Sobre as residências - As residências em área profissional da saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, baseadas a partir dos princípios, diretrizes e formação para o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde.

A Residência em Enfermagem Obstétrica é uma modalidade de ensino de Pós-graduação Latu sensu, voltada para a educação em serviço e destinada a categoria profissional de enfermagem

O Programa de Residência tem como objetivo formar enfermeiros obstetras para a atenção integral à mulher com ênfase ao ciclo gravídico-puerperal, de forma descentralizada e regionalizada com perfil humanístico e ético, capazes de atuar como colaboradores na mudança de modelo de atenção ao parto e nascimento no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria da realidade epidemiológica.

Espera-se que estes enfermeiros ao final do curso estejam aptos para atuarem junto à mulher com capacidade técnica, humanizada e respeitosa ao protagonismo da mulher. O processo de qualificação dos profissionais, que ocorre em dois anos, totalizando 5.760 horas, em regime de dedicação exclusiva e com carga horária de 60 horas semanais, consta de atividades teóricas, teórico-prática e atividades de treinamento em serviço, desenvolvidas prioritariamente nos hospitais.

O objetivo geral da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia é tornar o médico residente nessas duas especialidades apto a promover a saúde e prevenir, diagnosticar e tratar as afecções relacionadas à mulher, nas diferentes fases da vida, bem como desenvolver habilidades e raciocínio crítico nas sub-especialidades e nas diversas áreas de atuação.