Notícias

Maternidade Frei Damião realiza programação do Outubro Rosa

publicado: 02/10/2019 09h42, última modificação: 03/10/2019 15h36

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, elaborou uma programação especial dentro da programação da campanha Outubro Rosa. As ações, de caráter preventivo e informativo e que estão sendo promovidas pela equipe do Projeto Cuidando de Quem Cuida, serão desenvolvidas durante todo este mês para funcionárias e pacientes internas e que estão em atendimento. A maternidade recebeu uma decoração especial em alusão à data.

De acordo com a programação elaborada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), as funcionárias já estão fazendo os exames de mamografia, citológico e citopatológico, mais conhecido por papanicolau, além de consultas ginecológica e de mastologia.  Essa ação é uma parceria com o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC).

A programação consta ainda de rodas de conversas com profissionais sobre a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Para as pacientes serão repassadas informações e orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses dois tipos de cânceres.

Para a enfermeira Maria do Socorro de Souza, ações como essas são importantes porque mostra a valorização que a gestão tem para com os servidores. “Além do mais, tem o caráter preventivo, porque as orientações que são repassadas podem servir para evitar a perda de uma vida o que é um dano irreparável”, destacou.

Valquíria da Silva, que trabalha no setor de Higienização, também destacou a importância da ação. “Enquanto mulheres e servidoras da maternidade, nos sentimos lisonjeadas e isso mostra o compromisso, o respeito, o cuidado e atenção que a direção tem para com os seus servidores”, afirmou.

A programação consta ainda de abordagens e visitas nas recepções, enfermarias e no ambulatório quando os profissionais de saúde irão repassar informações sobre o tema. “O nosso foco aqui na maternidade é o público feminino, então, nada mais justo, do que nos engajarmos nessa campanha tão importante de prevenção ao câncer de mama e colo do útero”, destacou a diretora geral da Frei Damião, Selda Gomes.