Maternidade Frei Damião inicia programação da Semana da Enfermagem

publicado: 15/05/2019 09h54, última modificação: 15/05/2019 09h55
15_05_19 Maternidade Frei Damião abre Semana da Enfermagem com homenagem à enfermeira Ester Ferreira (2).jpg

- Foto: Secom-PB

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual de saúde abriu, na tarde dessa terça-feira (14), a programação da Semana da Enfermagem com uma homenagem à enfermeira Ester Ferreira, falecida no início deste mês.

Em agradecimento aos relevantes serviços prestados pela profissional à unidade de saúde, por mais de 32 anos, uma placa foi afixada no bloco cirúrgico da maternidade com o nome de Ester Ferreira.

Na ocasião, participaram a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Selda Gomes, a diretora administrativa, Rosângela Guimarães, a secretária executiva de estado da saúde, Renata Nóbrega, a gerente do núcleo de enfermagem da unidade de saúde, Alcineide Ferrer, a enfermeira, Morgana Queiroga, além de outros profissionais da área e familiares da enfermeira Ester Ferreira.

Para a enfermeira e secretária executiva de estado da saúde, Renata Nóbrega, “a enfermagem é a ciência de cuidar e proporciona uma grande contribuição para a saúde pública, já que organiza os processos de trabalho. A ocasião resgata a valorização dos profissionais da enfermagem, além disso, aproveitamos a oportunidade para prestar uma homenagem especial à profissional que contribuiu e muito para o serviço, trabalhando na Frei Damião desde a implementação da unidade e deixando registrado o seu trabalho excepcional para o atendimento à coletividade”.

A diretora administrativa da Maternidade Frei Damião, Rosângela Guimarães pontuou que “é extremamente importante o reconhecimento aos profissionais da enfermagem. Os profissionais da área representam o coração da unidade de saúde e esta é uma semana histórica, pois reforça a importância que a categoria exerce dentro da equipe multiprofissional fazendo jus ao trabalho, que é o de cuidar do ser humano, do próximo”.

Dando sequência às ações, às 15h, foi realizada uma palestra sobre a intervenção educativa em primeiros socorros com mães e cuidadoras de crianças com síndrome congênita do Zika Vírus, ministrada pela enfermeira, Tayanne Kiev Carvalho. Já às 16h foi ministrada a palestra Nursing Now: a enfermagem obstétrica no enfretamento dos desafios de saúde no século XXI, conduzida pela enfermeira Waglânia de Mendonça.

De acordo com a enfermeira e diretora geral da Frei Damião, Selda Gomes cerca de 60% dos profissionais da unidade são enfermeiros e destacou que, “a enfermagem é a protagonista principal quando o assunto é saúde e assistência aos usuários, pois é responsável por organizar todo o fluxo de trabalho em relação aos cuidados e ao bem-estar humano, além de ser uma ciência que cuida e estuda a proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, garantindo mais cuidados com os pacientes e contribuindo para práticas de qualidade na área”, ressaltou.

Nesta quarta-feira (15), às 20h30, acontecerá a palestra sobre Suporte Básico de Vida (BLS), com o enfermeiro Ricardo Moura Leite e, às 21h, as ações serão encerradas com sorteio de brindes e coffee break para todos os profissionais da unidade de saúde.