Notícias
Maternidade Dr. Peregrino Filho comemora avanço no número de cirurgias eletivas realizadas em 2021
A Maternidade Dr. Peregrino Filho, localizada na cidade de Patos, finalizou a programação de cirurgias eletivas realizadas no ano de 2021, vinculadas ao Programa Opera Paraíba, contabilizando cinco vezes mais procedimentos em relação aos anos anteriores. A unidade atende a população de mais 24 municípios da 6ª Região de Saúde, no Sertão, e, segundo dados divulgados, durante todo o ano realizou 225 cirurgias eletivas, sendo 170 apenas no período compreendido entre os meses de setembro e dezembro, quando foram integrados ao calendário da maternidade os procedimentos do Programa Opera Paraíba.
A unidade realiza cirurgias ginecológicas como histerectomia, miomectomia, ooforectomia, perineoplastia e laqueadura. Segundo a diretora da maternidade, Railda de Almeida Gomes, os números de 2021 representam um grande avanço para os usuários. “Nos anos anteriores, a média de cirurgias ofertadas girava em torno de 40 por ano, muito abaixo do necessário para atender a população. Com apenas quatro meses, após a chegada do Opera Paraíba, conseguimos multiplicar esse número por cinco”, destacou.
A expectativa é que, no próximo ano, o sucesso do programa seja ainda maior na unidade. “Se com apenas quatro meses de implantação conseguimos resultados tão animadores, temos certeza que em 2022 beneficiaremos ainda mais pessoas, pois o calendário de cirurgias eletivas retornará já a partir da terceira semana de janeiro”, comemora a diretora.
Uma das contempladas com a chegada do Programa à Maternidade Dr. Peregrino Filho foi a agricultora Anielza de Silva Gomes, de 49 anos, que foi submetida a uma histerectomia no último final de semana. “Eu esperava por essa cirurgia desde 2014 e só agora, com esse programa, consegui esse benefício, que mudará a minha vida e minha saúde. Agradeço a todos os envolvidos e acredito que as pessoas que ainda estão esperando na fila terão a mesma sorte que eu”, declarou.
O Opera Paraíba foi lançado no final do ano de 2019 com o objetivo de zerar a fila de espera de pessoas que aguardavam há anos por procedimentos cirúrgicos. Até o dia 30 de novembro de 2021, foram realizadas através do programa 12.434 cirurgias nas especialidades ginecológica, urológica, oftalmológica, da otorrinolaringologia, cirurgia geral e pediatria.