Notícias

Maternidade de Patos realiza atividades para mães de bebês prematuros

publicado: 20/11/2019 11h15, última modificação: 20/11/2019 11h19
1 | 3
2 | 3
3 | 3
As pacientes adoraram a inicitiva da Maternidade.jpeg
Pacientes elogiaram a iniciativa.jpeg
Um lanche marcou o encerramento da atividade.jpeg

As mães de recém-nascidos prematuros que acompanham seus bebês que ainda estão sob os cuidados da UTI Neo, UCIN ou do alojamento Mãe Canguru da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, viveram momentos diferentes, nessa terça-feira (19). Dentro das comemorações do Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, as mães tiveram uma tarde com diversas atividades, que incluíram vários serviços de beleza.

A ação foi encerrada com um coffee break, idealizado especialmente para elas. Todos os serviços foram realizados por funcionárias voluntárias que se dispuseram a tornar a tarde das mães mais alegre.

A programação especial que aconteceu no dia 18 e foi encerrada nesta terça-feira (19), segundo o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Junior, foi idealizada para debater o tema da prematuridade, mas, também para propiciar momentos de descontração às mães que permanecem na unidade acompanhando a evolução de seus bebês prematuros.

“Os bebês nestas condições necessitam de cuidados especiais e um olhar mais atento, pois muitos problemas futuros podem ser evitados quando os procedimentos nos primeiros dias de vida são corretos e adequados”, destaca Dr. Umberto, que é pediatra.

Ele aproveitou para agradecer a disponibilidade das funcionárias que propiciaram esses momentos de descontração para a mães-pacientes. “Elas têm uma rotina estressante, pois não é fácil ficar internada em uma unidade de saúde para acompanhar os filhos que se encontram sob cuidados especiais em função de terem nascido com baixo peso, com órgãos ainda em desenvolvimento e necessitando de todo um aporte tecnológico para ganharem peso e evoluírem até receberem alta”, disse o médico, lembrando que, recentemente, a Maternidade começou o projeto Crochê Terapia, justamente, para propiciar momentos de descontração às mães de prematuros  na unidade.

“Ganhamos até o reconhecimento, em forma de um certificado de Menção Honrosa, da Secretaria de Estado de Saúde por essa iniciativa”, lembra Dr. Umberto.

Ontem, dentro da programação do Dia da Prematuridade aconteceu uma palestra com a nutricionista Silvânia Rodrigues sobre a importância da alimentação saudável na vida de um prematuro e, em seguida, foi exibido um documentário sobre essa temática e feita uma complementação com fala da psicóloga Tuanny de Sá.