Notícias

Maternidade de Patos lembra Dia da Sensibilização para a Prematuridade

publicado: 19/11/2019 10h58, última modificação: 19/11/2019 10h59
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
19_11-19 Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade é comemorado na Maternidade de Patos (3).jpeg
19_11-19 Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade é comemorado na Maternidade de Patos (2).jpeg
19_11-19 Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade é comemorado na Maternidade de Patos (4).jpeg
19_11-19 Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade é comemorado na Maternidade de Patos (5).jpeg
19_11-19 Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade é comemorado na Maternidade de Patos (1).jpeg

Dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde atestam que o Brasil ocupa posição de destaque no ranking mundial de prematuridade com cerca de 300 mil bebês prematuros por ano, o equivalente a 11,7% do total de nascimentos no país. A maioria dos casos decorre de gestações na adolescência ou tardias, pré-natal deficitário e doenças maternas.

Todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro ou pré-termo. No dia 17 de Novembro, comemora-se o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade e a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, referência em gravidez de alto risco, preparou uma programação especial nesta segunda e terça-feira (18 e 19), para lembrar a data.

Na segunda-feira (18), aconteceu uma palestra com a nutricionista Silvânia Rodrigues sobre a importância da alimentação saudável na vida de um prematuro e, em seguida, foi exibido um documentário sobre essa temática e feita uma complementação com fala da psicóloga Tuanny de Sá. 

A celebração segue nesta terça-feira (19), à tarde, com diversas atividades de embelezamento para as pacientes. A ação será encerrada com um coffee break, idealizado especialmente para elas.

O diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, que é pediatra, lembra a importância dos cuidados com o bebê prematuro e como eles interferem no desenvolvimento do recém-nascido. “O prematuro precisa de cuidados especiais e esses cuidados serão fundamentais para determinar não apenas sua sobrevivência, mas também sua qualidade de vida.  Graças ao avanço tecnológico e ao conhecimento na área da medicina, muitos bebês que antigamente nasciam antes do tempo e morriam, hoje estão sobrevivendo. Mas, mesmo com um desenvolvimento dentro do esperado, as crianças prematuras necessitam de um olhar mais atento”, destaca o médico.

Dr. Umberto lembra ainda que essa data, que também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal e em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar do prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade e também de mortalidade.

Sobre prematuridade - A gravidez a termo dura de 38 a 42 semanas. Considera-se “prematuridade” sempre que o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação. Os bebês prematuros podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas, o moderado nascido entre 31 e 36 semanas e o prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional. Quanto ao peso de nascimento, denominam-se os bebês com menos de 2kg como baixo peso, os com menos de 1,5kg de muito baixo peso e extremo baixo peso aqueles recém-nascidos com peso menor que 1kg.