Notícias

Maternidade de Patos dobra atendimento de pré-natal de alto risco no primeiro semestre de 2021

publicado: 11/08/2021 16h49, última modificação: 11/08/2021 16h49

O ambulatório de gestantes da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, dobrou o número de atendimento pré-natal de alto risco no primeiro semestre de 2021. De janeiro a julho deste ano, foram realizados 1.055 atendimentos, enquanto no mesmo período do ano passado foram apenas 511. O serviço funciona no Banco de Leite Humano (BLH) da unidade. 

De acordo com a coordenadora do BLH e do ambulatório, Faldrecya Borges, o crescimento do número de atendimentos está relacionado ao aumento da oferta do serviço. Ela explica que, em 2020, as consultas de pré-natal de alto risco eram ofertadas duas vezes por semana. Este ano, as gestantes têm acesso ao serviço de segunda a sexta-feira, por meio de agendamento. 

O pré-natal de alto risco da Maternidade Dr. Peregrino Filho é o serviço de referência para todos os municípios da 3ª Macrorregião de Saúde. “As gestantes que necessitam de consultas diferenciadas são reguladas para o ambulatório, onde são atendidas por um obstetra e um ginecologista especialistas para o acompanhamento dessa gestação”, pontua. 

Atenção especializada direcionada para as gestantes que passam por uma gravidez fragilizada, o pré-natal de alto risco busca garantir saúde para o binômio mãe e bebê durante toda a gestação. A meta é prevenir um parto prematuro e agravos decorrentes da prematuridade.