Maternidade de Patos amplia realização de mamografias para 500 exames/mês

publicado: 09/10/2019 15h47, última modificação: 09/10/2019 15h47
A Maternidade de Patos é referência p0ara 29 municípios na realização de mamografias.jpg
A maternidade ampliou sua meta mensla para 500 mamografias.jpg
No Outubro Rosa a maternidade amplia a quantidade de exames.jpg

Referência para realização de mamografias para 29 municípios da região de Patos e adjacências, a Maternidade Dr. Peregrino Filho ampliou a meta mensal de realização de exames para 500 atendimentos. E agora, em pleno Outubro Rosa, o desafio fica ainda maior com o aumento natural de demanda pelo serviço, fruto da conscientização das ações que alertam sobre a importância da identificação precoce do câncer de mama.

O Setor de Mamografia, que funciona diariamente a partir das 8h da manhã, é formado por oito técnicos em mamografia, além do coordenador da Radiologia, Fernando Costa. Os laudos são de responsabilidade do mastologista Evaldo Nóbrega e são entregues entre 20 a 30 dias após os exames.

Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), dentro das programações da campanha Outubro Rosa, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em parceria com a Prefeitura de Patos, começa a realizar os exames preventivos de mamografia para as mulheres que moram no município. Para tanto, estão sendo ofertados 240 exames com agendamento imediato, ou seja, sem fila de espera. Serão 60 mamografias semanais, realizadas nas quintas e sextas-feiras, a partir das 13h30. Os primeiros exames serão feitos nesta quinta-feira (10) e na sexta-feira (11) e assim, sucessivamente, nestes mesmos dias, até o final do mês.

O coordenador do setor explica que a marcação dos exames precisa ser feita a partir das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, posteriormente, por meio das Secretarias Municipais de cada município. “A paciente é consultada pelo médico da unidade, que faz a solicitação do exame, e a secretaria do município, por sua vez, nos aciona, via e-mail. Quando a gente recebe a solicitação, já define a data do agendamento e informa o horário para a realização do exame”, afirma Fernando. O e-mail para agendamento é mamografiapatos@gmail.com.

Em meses normais, a Maternidade realiza de 25 a 30 exames/dia. No Outubro Rosa, esse quantitativo se amplia em função do aumento da procura pelo serviço. Esse mês também as colaboradoras da Maternidade e do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro terão dias especiais, aos sábados e domingos, reservados para elas realizarem a mamografia. Neste caso, o agendamento se dá pelo Nece de cada unidade. O exame é indicado para mulheres a partir dos 40 anos ou a partir dos 35 anos quando há casos da doença na família. Em situações nas quais o médico e exames constatam a formação de nódulo no seio, a mamografia é realizada independentemente da idade da paciente.

De acordo com o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, essa ação de ampliar a realização de exames no Outubro Rosa é realizada todos os anos, por meio de parceria com as prefeituras, não apenas para Patos, mas para todos os 29 municípios que a maternidade é referência. “As mamografias são realizadas na maternidade independente da campanha do Outubro Rosa, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, a gente apenas amplia os atendimentos neste mês em função da procura ser maior nesse período e também como forma de darmos nossa contribuição para que esse importante exame, que pode identificar tumores em estágios iniciais, seja feito em maior escala”, destaca a o médico.